Fechar
GP1

Brasil

Conheça o piauiense indicado por Bolsonaro para assumir vaga no STF

A vaga no STF foi aberta após o anúncio de aposentadoria do ministro Celso de Mello. A indicação oficial do nome de Kássio Nunes Marques deve sair no Diário Oficial da União desta sexta-feira

Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), o piauiense Kássio Nunes Marques é natural de Teresina e desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) desde 2011. A indicação oficial do seu nome deve sair no Diário Oficial da União desta sexta-feira (02).

Kássio Nunes Marques tem 48 anos de idade e é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em Processo e Direito Tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Autônoma de Lisboa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kassio NunesKassio Nunes

O jurista atuou como desembargador e ocupou cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, e já fez parte do Conselho Federal da OAB como suplente, chegando a integrar a Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política.

Entre 2008 e 2011 foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí, até que em 2011 foi nomeado desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A indicação partiu da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

Desde que assumiu o TRF-1, Kássio Marques atuou em sessões de Direito Previdenciário, Administrativo e Tributário, além de ter ocupado a cadeira de vice-presidente do Tribunal. A experiência com diferentes áreas do Direito fizeram ele ser considerado um magistrado versátil.

Relação com Jair Bolsonaro

Kássio Nunes Marques mantém boa relação com o presidente desde que este era deputado federal. Integrantes do primeiro escalão do governo dizem que Bolsonaro se referia ao piauiense quando falava em escolher um ministro do STF que “bebesse cerveja”, ou seja, uma pessoa que aparentasse simplicidade.

Assim que for oficializada a indicação de Kássio Marques, ele deverá passar por sabatina no Senado Federal para ser aprovado e finalmente assumir a vaga no STF. Ele vai precisar ser aprovado pela maioria dos 81 senadores, em votação secreta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Kássio Nunes Marques é visto entre juristas como escolha técnica

Bolsonaro confirma piauiense Kássio Nunes Marques para vaga no STF

‘Vocês querem que eu troque o Kássio por Sérgio Moro?’, ironiza Bolsonaro

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.