Fechar
GP1

Brasil

Paulo Gustavo segue em estado grave, mas apresenta melhora

Novo boletim médico diz que 'não surgiram novas complicações'.

Paulo Gustavo segue internado em estado grave, no Rio de Janeiro, por causa da covid-19, mas apresenta melhora, de acordo com último boletim médico divulgado nesta segunda-feira, 19.

Internado desde 13 de março, ele permanece na UTI. "Após várias intervenções como broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos, os problemas mais urgentes foram contornados", diz o comunicado mais recente, enviado pela assessoria de imprensa do ator.

A equipe médica também comemorou os sinais de melhora de Paulo Gustavo: “Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos. Ainda há necessidade de mantermos a ECMO, assim como a ventilação mecânica”, finaliza a nota.

No início de abril, o ator começou o tratamento com a terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), que é um procedimento de alta complexidade usado em casos graves de comprometimento respiratório ou cardíaco. Até então, ele havia sido submetido a outros tratamentos que não reverteram o quadro clínico.

Embora não trate a condição que causou a insuficiência, o ECMO oferece conforto ao paciente até que a equipe médica adote a melhor conduta. A técnica, que também pode ser usada em pessoas que aguardam a realização de um transplante de pulmão ou coração, atualmente está sendo utilizada em pacientes em estado muito grave de coronavírus.

A família de Paulo Gustavo agradece todo o carinho e orações: "Continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus também", conclui o comunicado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.