Fechar
GP1

Brasil

"É necessário que haja auditoria dos votos", diz engenheiro Carlos Rocha

O engenheiro liderou o desenvolvimento e fabricação das urnas eletrônicas de primeira geração.

O engenheiro Carlos Rocha, que liderou o desenvolvimento e fabricação das urnas eletrônicas de primeira geração, concedeu entrevista à rádio Jovem Pan nesta segunda-feira (09), ocasião em que defendeu auditoria dos votos do sistema eleitoral brasileiro.

Segundo a revista Oeste, Carlos Rocha defendeu que o sistema eleitoral brasileiro adote um comprovante eletrônico para cada voto. “Antes de mais nada, é necessário que haja auditoria dos votos. Vale destacar que, na legislação brasileira, o documento impresso em papel não tem validade jurídica. Por isso, nossa proposta é criar um comprovante eletrônico para cada voto, com validade jurídica assinalada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira [ICP-Brasil]”, disse.

De acordo com o engenheiro, o comprovante eletrônico vai atender às demandas daqueles que são favoráveis ao voto auditável. “O próprio eleitor poderá verificar o voto, haverá contagem pública de votos nas seções eleitorais, bem como a fiscalização dessa contagem pelos partidos. Sem contar as auditorias independentes, realizadas após a votação”, declarou.

Descentralização na auditoria

Carlos Rocha também disse ser favorável a uma descentralização do poder de auditoria dos votos, de modo que não fique sob responsabilidade apenas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O poder absoluto, centralizado, é muito grave. A situação torna-se mais grave quando observamos um evento confirmado de invasão em todos os sistemas do TSE, realizado durante oito meses”, colocou.

Na avaliação do engenheiro, o Brasil não dispõe atualmente dos instrumentos necessários para fazer uma auditoria adequada dos votos. “Os testes internos do TSE e as votações paralelas não têm sustentação nas melhores práticas técnicas. É importante que cada voto seja materializado em documento com validade jurídica”, frisou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.