Fechar
GP1

Brasil

Alexandre de Moraes faz gesto de "degola" a ministra durante votação no TSE

A ministra Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro votou a favor do presidente Jair Bolsonaro fazer lives .

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez um sinal que representa o ato de degolar, nessa quarta-feira (28), durante o voto da ministra Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro, que manifestou-se a favor do presidente Jair Bolsonaro permanecer fazendo lives nos palácios da Alvorada e do Planalto. O pedido de impedimento partiu do presidenciável pelo PDT, Ciro Gomes.

Nas imagens da sessão, é possível observar o evidente semblante de desaprovação que expressou Alexandre de Moraes durante o voto da ministra e então, ele fez o gesto preocupante. Pouco tempo depois, o Tribunal formou maioria pela proibição de Bolsonaro fazer as lives nos palácios. Os ministros que votaram a favor do presidente foram: Carlos Horbach, Raul Araújo e Maria Cláudia. Já os ministro que votaram contra, foram Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia e Lewandowski.

Essa decisão do TSE em desfavor de Jair Bolsonaro, somou-se a outras do Tribunal contra o presidente. Até o momento, sob a presidência de Alexandre de Moraes, foram feitas pelo menos 16 intervenções contra a campanha à reeleição de Bolsonaro. Dentre elas, a decisão de proibir o chefe do Executivo de usar imagens do 7 de Setembro em sua campanha, o discurso em Londres e o pronunciamento oficial na Assembleia-Geral da Organização as Nações Unidas (ONU).

Posicionamento da ministra Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro

Na fundamentação de seu voto, a ministra considerou que as lives nos palácios não são atos vedados. Ela exemplificou que, em 2020, quando havia restrições a atos públicos por causa da pandemia de covid-19, políticos recorreram a lives, e muitas delas foram feitas em residências oficiais.

“Entendo que o fato de fazer uma live com estante de livro ou parede branca, mas na residência oficial, não agrega nenhum valor a uma live que seria feita em quarto de hotel, mas com fundo branco”, argumentou a ministra do TSE.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.