Fechar
GP1

Brasil

Em ligação telefônica, Joe Biden convida Lula para encontro nos EUA

Após a chamada telefônica, os dois presidentes lançaram uma nota conjunta, falando do teor da conversa.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou nessa segunda-feira (9) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O líder norte-americano manifestou apoio ao petista após os atos em Brasília e convidou Lula para uma reunião em fevereiro na Casa Branca, em Washington.

Após a ligação telefônica, os dois presidentes lançaram uma nota conjunta, falando do teor da conversa. Biden condenou os atos que culminaram com a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

“O presidente Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições do Brasil, vencidas pelo presidente Lula. O presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder”, diz a nota.

Ainda segundo a nota, Lula e Biden se comprometeram a atuar em conjunto em relação a outros temas, como mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, paz e segurança.

“O presidente Biden convidou o presidente Lula a visitar Washington no início de fevereiro para consultas aprofundadas sobre uma ampla agenda comum, e o presidente Lula aceitou o convite”, finaliza o texto.

Leia na íntegra a nota conjunta:

Os presidentes Lula e Biden conversaram por telefone esta tarde. O presidente Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições do Brasil, vencidas pelo presidente Lula.

O presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança. O presidente Biden convidou o presidente Lula a visitar Washington no início de fevereiro para consultas aprofundadas sobre uma ampla agenda comum, e o presidente Lula aceitou o convite.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.