Fechar
GP1

Brasil

Gilmar Mendes solta 85 detentas para acomodar manifestantes

Pedido foi feito pela Defensoria Pública do DF, que alegou aumento de 100% da população carcerária.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou soltar 85 detentas que cumprem pena em regime semiaberto no Distrito Federal (DF). A ordem de Gilmar tem o intuito de liberar espaço para acomodar as manifestantes detidas suspeitas de participarem dos protestos na Praça dos Três Poderes.

A Defensoria Pública do DF fez o pedido que foi acatado pelo ministro, a Defensoria afirmou haver uma “superlotação na cadeia” com a entrada de cerca de 500 mulheres, o que resultou no “aumento de 100% na população carcerária”, afirmou o órgão.

As detentas liberadas pela ordem de Mendes passarão a fazer uso da tornozeleira eletrônica pelos próximos 90 dias. De acordo com o Código Penal, as detentas que estão em regime semiaberto podem deixar a cadeia durante o dia e retornar pela noite.

Segundo último levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 1.418 pessoas foram presas por participarem dessas manifestações. Todas já prestaram depoimento, agora, cabe ao ministro do STF Alexandre de Moraes liberá-las ou prendê-las.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.