Fechar
GP1

Brasil

Caso Yanomami: Força Nacional do SUS abre inscrições para voluntários

A medida foi feita após ser decretado Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional na região.

O Ministério da Saúde divulgou um link neste domingo (22) para que novos voluntários se inscrevam na Força Nacional do SUS. Atualmente, o foco de atendimento tem sido no território Yanomami, em Roraima, após ser decretado Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional na região. Acesse aqui o formulário de inscrição.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou em sua conta oficial do Twitter que a medida foi tomada após vários voluntários oferecerem ajuda aos indígenas.

Foto: Divulgação/Ricardo StuckertLula e ministro durante visita ao território Yanomami
Lula e ministro durante visita ao território Yanomami

“Recebemos muitas mensagens de pessoas querendo ajudar no território Yanomami. O Ministério da Saúde abriu um formulário para inscrição de profissionais de saúde voluntários. Ajude a compartilhar. O Brasil é o país da solidariedade e esperança”, escreveu Lula em seu tweet.

Inscrições para o programa

O cadastro é permanente, de forma que convocações podem ser feitas em eventuais futuras missões. Assim, para submeter a inscrição é necessário preencher o nome completo e a área de formação.

Além disso, os voluntários já convocados irão prestar um atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército. As equipes que são disponibilizadas são compostas por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011 e voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.