Fechar
GP1

Brasil

Inflação de setembro no Brasil sobe e chega a 0,26%

Segundo o IBGE, a alta no índice foi influenciada pelo aumento de 2,80% da gasolina.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (11), que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 0,26% no mês de setembro, um aumento de 0,03 ponto percentual em relação a agosto. Tal índice tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e de serviços que são comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. Segundo o IBGE, essa alta tem relação com o aumento de 2,80% da gasolina.

No ano de 2023, o IPCA acumula alta de 3,50% e, nos últimos 12 meses, o aumento foi de 5,19%, ficando acima dos 4,61% dos 12 meses imediatamente anteriores.

Ao todo, são nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sendo eles: alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação. O setor em que foi registrado a maior alta foi o de transportes, que chegou a 1,40% acumulado no ano, seguido do de habitação, que apontou acúmulo de 0,47%.

Já entre os grupos que apresentaram queda, destaca-se o de alimentação e bebidas, cujos preços caíram pelo quarto mês consecutivo e chegando a uma baixa de 0,71%. Tal queda deve-se principalmente ao recuo nos preços da alimentação no domicílio (-1,02%). Aqui, destacam-se as quedas de preço da batata-inglesa (-10,41%), da cebola (-8,08%), do ovo de galinha (-4,96%), do leite longa vida (-4,06%) e das carnes (-2,10%).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.