Fechar
GP1

Brasil

Senado aprova projeto que prorroga desoneração da folha de pagamento

Com isso, a desoneração, que venceria no fim de dezembro der 2023, fica prorrogada até 2027.

O plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (25), a proposta de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Com isso, a desoneração, que venceria no fim de dezembro de 2023, fica prorrogada até 2027.

A medida afeta setores que mais empregam no país, cerca de 9 milhões de postos de trabalho. A prorrogação permite que 17 setores da economia sigam substituindo a alíquota previdenciária de 20% em cima dos salários por uma alíquota de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.

Esses 17 setores incluem empresas das áreas de transportes, indústria têxtil, calçados, couro, proteína animal, informática, veículos, infraestrutura de telecomunicações, comunicações e construção civil.

A matéria também incluiu os municípios que possuem até 142 mil habitantes, com redução da alíquota previdenciária de 20% para 8% sore as remunerações.

Com a aprovação no Senado, o texto agora segue para sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desoneração

Desde 1991, uma lei determina que as empresas paguem, mensalmente, o valor de 20% sobre os salários dos funcionários, com ou sem carteira assinada. Esse dinheiro que o governo arrecada vai para as áreas da seguridade social – previdência, assistência social e saúde. Com o projeto, as empresas ficam autorizadas a substituir esse pagamento por uma tributação sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%, conforme o serviço prestado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.