Fechar
GP1

Brasil

Supremo Tribunal Federal condena mais três réus do 8 de janeiro

O julgamento dos três réus aconteceu em plenário virtual e terminou às 23h59 dessa segunda.

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nessa segunda-feira (2), o julgamento de mais três réus pelos atos ocorridos na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A Suprema Corte decidiu condenar Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni e Moacir José dos Santos às penas de 12, 14 e 17 anos, respectivamente.

Todos foram condenados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa armada. Eles também serão condenados a pagar R$ 30 milhões por danos morais coletivos, valor que deve ser quitado de forma solidária, ou seja, pelos três condenados. Ainda cabe aos réus recorrerem ao próprio STF, para questionamento das penas e do valor de indenização.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, disse em um de seus votos que é “essencial destacar que as narrativas das testemunhas ratificam o intuito comum à atuação da horda invasora e golpista, direcionado ao questionamento do resultado das urnas, à derrubada do governo recém-empossado e à ruptura institucional”.

Os seguintes ministros seguiram o voto do relator: Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luiz Fux. O ministro Cristiano Zanin divergiu a respeito do cálculo das penas e o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, divergiu sobre a condenação pelo crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Os julgamentos aconteceram em plenário virtual do dia 26 de setembro até às 23h59 dessa segunda (2).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.