Fechar
GP1

Brasil

Moraes cobra esclarecimento sobre morte de preso do 8 de janeiro

Cleriston Pereira da Cunha teve um mal súbito durante o banho de sol no Complexo Penitenciário da Papuda.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou informações detalhadas sobre a morte de Cleriston Pereira da Cunha, réu pelos atos de 8 de janeiro, no Complexo Penitenciário da Papuda.

Em despacho assinado nessa segunda-feira (20), mesmo dia do falecimento do preso, Moraes solicitou cópia do prontuário e relatório médico dos atendimentos que Cleriston Pereira teve durante o período em que esteve sob custódia do Estado.

Foto: ReproduçãoCleriston Pereira da Cunha
Cleriston Pereira da Cunha

“Tendo em vista a notícia sobre o falecimento do réu Cleriston Pereira da Cunha (protocolo STF nº 129.097/2023), oficie-se, com urgência, à Direção do Centro de Detenção Provisória II, requisitando-se informações detalhadas sobre o fato, inclusive com cópia do prontuário médico e relatório médico dos atendimentos recebidos pelo interno durante a custódia”, consta no despacho assinado pelo ministro.

Mal súbito

Segundo a Vara de Execuções Penais, Cleriston Pereira da Cunha, 46 anos, teve um mal súbito durante o banho de sol, por volta das 10h. Ele sofria de diabetes e hipertensão e fazia uso de medicação controlada.

Cleriston Pereira foi preso em flagrante dentro do Senado Federal, no dia 8 de janeiro. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e se tornou réu pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Em setembro, a PGR havia emitido parecer favorável a um pedido de liberdade provisória ajuizado pela defesa, entretanto, o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, não chegou a analisar o pleito.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.