Fechar
GP1

Brasil

Fim do ano no Congresso pode trazer avalanche de derrotas para Lula

Relação entre o Congresso Nacional e o governo federal tem dificultado os planos do Executivo.

O Congresso Nacional vem se preparando para uma avalanche de derrotas para os planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No encerramento do ano legislativo, o Senado e a Câmara arquitetam a derrubada de vetos presidenciais considerados marcantes durante a gestão do petista, como o marco temporal e a revisão de portarias ministeriais.

A falta de alianças e jogo de cintura no Congresso Nacional também pode acarretar no ressurgimento de algumas pautas já descartadas pelo chefe do Executivo. A análise de vetos presidenciais iniciou nesta quinta-feira (23).

Já prevendo a derrota com a derrubada do veto presidencial ao marco temporal, a questão passa a ser avaliada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha, vem pressionando a conexão entre o poder Executivo e o Legislativo para que os planos governistas sigam alinhados da forma planejada. Um dos exemplos disso foi a reprovação da indicação de Lula para o comando da Defensoria Pública da União e o sufoco para aprovação da reforma tributária.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.