Fechar
GP1

Brasil

STF deve julgar descriminalização do porte de drogas no início de 2024

O julgamento da matéria está parado desde que o ministro André Mendonça pediu vista, há 90 dias.

Decorrido o prazo de 90 dias desde que André Mendonça pediu vista do recurso que trata da descriminalização do porte de drogas, a matéria foi automaticamente devolvida nesta segunda-feira (04) para a continuidade de julgamento. Dessa forma, a expectativa é de que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o caso no início de 2024.

Até agora, cinco ministros votaram favoravelmente à descriminalização: Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Rosa Weber, que antecipou seu voto antes da aposentadoria. Apenas Cristiano Zanin votou contra a descriminalização, opinando que o porte e uso pessoal continue a ser crime, admitindo somente que o Supremo estabeleça um limite para diferenciar uso de tráfico.

Foto: Reprodução/PixabayConselho Nacional de Saúde prevê a legalização da maconha em suas orientações para o Plano Plurianual 2024-2027
STF deve retomar julgamento da descriminalização do porte de drogas no início de 2024

Entenda o julgamento

A Suprema Corte julga se o Artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei das drogas) é constitucional ou não. Tal dispositivo cria a figura do usuário, diferenciando-o do traficante, que é alvo de penas mais duras.

Caso o indivíduo seja autuado como usuário, a norma prevê prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo para quem adquirir, transportar ou portar drogas para consumo pessoal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.