Fechar
GP1

Brasil

Anvisa proíbe uso de pomadas para modelar cabelo

Após relatos de intoxicação ocular, a agência impôs a proibição até a resolução das investigações.

Nesta sexta-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu comercialização de pomadas para modelar cabelos. Segundo a nota, até as investigações serem concluídas e a medida preventiva estiver em vigor, nenhum lote do produto pode ser comercializado.

“Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza”, diz o texto distribuído pela agência. “Decisão é válida enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular”, informou na nota.

Foto: Agência BrasilPomada para cabelo é proibido pela Anvisa
Pomada para cabelo é proibido pela Anvisa

A Anvisa informou que os mesmos lotes adquiridos antes da medida não poderão ser utilizados.

A Anvisa também informou que os mesmos lotes adquiridos antes da medida não poderão ser utilizados. A agência divulgou medidas para quem já tem os produtos, sejam consumidores ou profissionais da beleza.

Confira as medidas divulgadas:

- Não use ou adquira esses produtos;

- Se fez o uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos;

- Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância. Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você;

Para profissionais, salões e comércio:

-Não utilizem esses produtos em nenhum cliente;

- A Anvisa informa que o manuseio pode trazer riscos aos aplicadores

-A Anvisa informa que o manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores;

-Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor;

-Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Profissionais de saúde

-Os produtos interditados não podem ser distribuídos, comercializados ou expostos para a venda em nenhum tipo de estabelecimento;

-As vigilâncias sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para que estes produtos não circulem;

-Entenda as ações de fiscalização da Anvisa e o significado de cada medida. Fiscalização sanitária: entenda as ações realizadas pela Anvisa.

Investigações

Após uma série de denúncias de pacientes que relataram intoxicação ocular a Anvisa resolveu solucionar o problema. As cegueiras podem ser observados após o contato do produto com suor e água. Os primeiros relatos sobre aparecerem em janeiro deste ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.