Fechar
GP1

Brasil

13 de maio marca 135 anos da assinatura da Lei Áurea

Com essa medida, a escravidão foi abolida e pôs em liberdade mais de 700 mil escravizados.

Neste sábado, 13 de maio, é comemorado 135 anos da assinatura da Lei Áurea, que marcou o fim da escravidão no Brasil. A Lei, também conhecida como Lei nº 3.353, foi assinada em 1888 pela princesa Isabel, que ocupava, temporariamente, a regência do chamado Brasil Império.

Com essa medida, a escravidão foi abolida em caráter imediato e pôs em liberdade mais de 700 mil escravizados que ainda existiam em 1888, no Brasil - último país do Ocidente a garantir essa liberdade.

No entanto, os movimentos negros acreditam que não há muito o que comemorar e que a data deve provocar reflexão, pois trata-se de uma abolição incompleta. De acordo com essa perspectiva, a medida não garantiu uma sobrevivência digna para os negros e negras.

Apesar de bem recebida por boa parte da população da época, a lei não veio acompanhada de qualquer iniciativa que promovesse a reintegração dessa população à sociedade brasileira. Os recém-libertos não receberam, por exemplo, terras para morar, educação, nem boas oportunidades de emprego.

O problema se perpetuou na história do Brasil, como mostram dados do IBGE. Registros mais recentes apontam, por exemplo, a taxa de pessoas que trabalham na informalidade: 32% entre os brancos e 43% entre os pretos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.