Fechar
GP1

Brasil

Joias dadas a Bolsonaro são livres de imposto, informa Receita Federal

Defesa do ex-presidente pretende usar ofício da Receita para contestar que houve sonegação.

De acordo com a Receita Federal (RF), os conjuntos de joias que foram presenteados ao ex-presidente Jair Bolsonaro pela Arábia Saudita, trazidos ao Brasil por membros de seu governo, são isentos de cobrança de impostos. A informação foi divulgada nesta terça-feira, dia 16, pelo jornal O Globo, que teve acesso a um ofício de resposta da RF à Polícia Federal (PF).

No documento, a Receita Federal explicou que os presentes destinados à Presidência da República devem apenas ser informados à autoridade aduaneira na chegada e entregues à alfândega para armazenamento e posterior despacho. A Receita afirmou que não há cobrança de imposto de importação quando se trata de bens destinados ao presidente, mesmo que sejam trazidos por um viajante diferente.

Essa regra se aplica independentemente de o presente ter vindo no avião presidencial ou por qualquer outro meio de transporte. A resposta da RF faz parte de um inquérito conduzido pela PF, que está subordinada ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. A investigação busca esclarecer se houve alguma irregularidade na incorporação das joias da Arábia Saudita ao patrimônio de Bolsonaro.

A defesa do ex-presidente pretende utilizar o ofício da Receita Federal para contestar a tese de sonegação de tributos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.