Fechar
GP1

Brasil

Ministério da Agricultura confirma novos casos de gripe aviária no Brasil

Segundo as autoridades, não há registros confirmados de contaminação humana.

Nesse sábado (20), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou mais dois casos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) com o subtipo H5N1 no Brasil. Até o momento, foram notificados cinco casos de influenza do tipo aviária em aves silvestres. Não há registros confirmados de contaminação humana.

O estado do Espírito Santo tem mais um caso confirmado em ave silvestre, o animal pertence a espécie Thalasseus maximus, conhecido como trinta-réis-real, popularmente encontrado na zona rural do município de Nova Venécia-ES.

Outro caso, detectado em São João da Barra, na região litorânea do Rio de Janeiro, também envolve uma ave silvestre. O animal é da espécie Thalasseus acuflavidus, comumente chamado de trinta-réis-de-bando.

Como se transmite?

A transmissão da influenza do tipo aviária ocorre através do contato direto com as aves, geralmente silvestres, contaminadas pelo vírus, estando vivas ou mortas. É possível, também, adquirir a doença por meio de objetos contaminados e contato com excreção das aves.

O recomendado é que se evite contato com aves silvestres, principalmente as doentes. E, por precaução, acionar o Sisbravet ou algum serviço de veterinária local.

Suspeita em humanos

O Ministério da Saúde descartou a possibilidade de contaminação da gripe aviária em humanos. A suspeita era de um funcionário do Parque Fazendinha, na capital do Espírito Santo, mesmo local que uma ave contaminada foi encontrada. Porém, o homem de 61 anos testou negativo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.