Fechar
GP1

Brasil

Toffoli determina que vaga de Dallagnol deve ficar com o Podemos

O TRE do Paraná se posicionou de forma contrária, pois o suplente não havia atingido quociente eleitoral.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli decidiu que a cadeira ocupada pelo ex-deputado federal Deltan Dallagnol deve permanecer com seu partido, o Podemos. A decisão foi feita de forma liminar, e foi divulgada na tarde dessa quarta-feira (07).

O pedido foi feito pelo próprio partido, que questionou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que determinava que a cadeira de Dallagnol devia passar a Itamar Paim (PL).

A justificativa do TRE-PR é de que o primeiro suplente do Podemos, Luiz Carlos Hauly, não havia atingido o quociente eleitoral mínimo nas últimas eleições, pois só alcançou 12 mil votos. A situação é totalmente contrária para Paim, que recebeu 47 mil votos.

De forma contrária, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia avisado que os votos deveriam ser redirecionados a favor do partido. Consoante com isso, Toffoli determinou que a posse do suplente do Podemos seja feita sem levar em consideração quociente eleitoral. No mesmo dia, o ministro também validou a cassação do ex-procurador da Lava Jato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.