Fechar
GP1

Brasil

Falha em equipamento de usina causou apagão no Brasil, diz diretor da ONS

No dia 15 de agosto, cerca de 29 milhões de brasileiros foram surpreendidos com um blackout.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que o apagão nacional ocorrido no dia 15 de agosto foi provocado por uma falha em um equipamento de uma usina de energia. A declaração foi feita nesta terça-feira (29), durante uma audiência na Câmara dos Deputados.

Segundo Luiz Ciocchi, o equipamento em questão é um regulador de tensão, responsável por manter a frequência do fornecimento de energia. No entanto, o atraso na resposta do aparelho acabou resultando na falta de energia em quase todo o país.

A avaliação feita pelos agentes da ONS indicou que o tempo de resposta padrão desse regulador é de 15 milissegundos, porém, no fatídico dia do apagão, a reação levou cerca de 80 a 100 milissegundos. "Essa avaliação só foi possível graças às informações fornecidas pelos agentes, que indicaram o tempo que o dispositivo de uma usina levou para entrar em operação", afirmou o diretor-geral.

Essa demora inesperada deixou mais de 29 milhões de brasileiros sem energia. Ainda segundo Ciocchi, o Estado de Roraima não foi afetado, pois não estava conectado ao sistema elétrico nacional. Os detalhes sobre o ocorrido devem ser esclarecidos em um relatório consolidado, que será apresentado nas próximas semanas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.