Fechar
GP1

Brasil

CNJ decide manter Eduardo Appio afastado da Lava Jato de Curitiba

O TRF-4 afastou Appio em maio de 2023, por conta de investigação que apura supostas ameaças do juiz.

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Felipe Salomão, decidiu nesta quarta-feira (20) manter o juiz Eduardo Appio afastado da 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba, e, portanto, afastado de todos os processos da operação Lava Jato.

Salomão também avocou, ou seja, assumiu a responsabilidade sobre o processo administrativo disciplinar (PAD) que corre contra o juiz. A decisão de assumir o processo ocorre um dia após Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anular a suspeição de Appio nos casos da Lava Jato e suspender a tramitação do processo no TRF-4, sugerindo que o próprio CNJ assumisse.

O TRF-4 afastou Appio em 22 de maio de 2023, por conta de uma investigação que apura supostas ameaças feitas pelo juiz ao filho do desembargador federal Marcelo Malucelli.

Segundo Marcelo, o juiz federal ligou para seu filho, João Eduardo Barreto Malucelli, ameaçando-o depois de uma decisão que restabelecia a prisão de Tacla Duran, advogado que acusa Lava Jato de cobrar “taxa de proteção” aos alvos da operação. A representação feita pelo desembargador diz que Appio usou dados e informações do sistema da Justiça Federal para chegar ao seu filho.

Além disso, o TRF-4 declarou Appio suspeito no dia 6 de setembro deste ano. Na ocasião, o TRF-4 anulou todas as decisões do magistrado relacionadas à operação Lava Jato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.