Fechar
GP1

Brasil

Ministério Público de SP vai ao STF contra anulação de provas da Odebrecht

O recurso foi ajuizado nessa quarta-feira (20) pelo procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo.

O Ministério Público do Estado de São Paulo protocolou, nessa quarta-feira (20), um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou provas do acordo de leniência da Odebrecht.

Segundo o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, autor do recurso, a decisão de 6 de setembro extrapola os limites da reclamação na qual foi proferida, e, portanto, poderia beneficiar apenas o presidente Lula e não, indiscriminadamente, todas as investigações que usam provas da Odebrecht.

“Na hipótese analisada o provimento jurisdicional recorrido acabou por avançar em tema que desborda dos limites objetivos e subjetivos da reclamação constitucional e atingir esferas jurídicas processuais de sujeitos que não integram a relação jurídica processual, mediante a concessão de habeas corpus de ofício em prol de pessoas e processos indeterminados, o que, com o devido respeito, caracteriza elastério indevido da reclamação constitucional e do próprio habeas corpus de ofício”, escreveu Sarrubbo na petição.

A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) também recorreu da decisão querendo a sua reform, especialmente no ponto em que o ministro manda investigar os procuradores da Lava Jato que atuaram no acordo de leniência.

A ANPR lembra que não houve ilegalidades e que há provas de um acordo de cooperação internacional com a Suíça ignoradas por Toffoli e processos administrativos na Corregedoria do Ministério Público Federal que já investigaram a conduta dos procuradores — e concluíram pela ausência de irregularidades — também desconsiderados pelo ministro.

Investigações prejudicadas

O Ministério Público do Estado de São Paulo citou ainda os documentos e a legalidade das provas obtidas. “Importante alertar que nesta ação existem elementos que não amparam a conclusão de que teria havido irregularidades em relação ao procedimento de cooperação jurídica internacional“, ressaltou o chefe do Ministério Público de São Paulo.

“Tal alerta é relevante, notadamente em razão da premissa acima estabelecida acerca da limitação da cognição sobre fatos e provas na reclamação e, ainda, da constatação de que na hipótese em comento o exercício elástico da cognição impactará investigações e processos que desbordam do objeto da reclamação”, pontuou Sarrubbo.

Ao concluir o recurso, Sarrubbo afirmou que a reforma da decisão de Toffoli é necessária para evitar ilegalidade e ofensa a princípios constitucionais. “A fim de se evitar supressão indevida de instância e ofensa ao princípio do juiz natural, além de se resguardar a observância do devido processo legal e do contraditório, de rigor a reforma da decisão recorrida”, finalizou.

Em nota, o Ministério Público de São Paulo ressaltou que utilizou os dados da Odebrecht em acordos firmados diretamente com a construtora a partir do ano de 2017, e não por adesão a ajustes firmados pelo Ministério Público Federal. Isso “deixa patente o prejuízo impingido ao recorrente pela decisão do ministro do STF”. “No Ministério Público do Estado de São Paulo tramitam diversas ações e investigações que envolvem a Odebrecht e elementos obtidos a partir dos sistemas Drousys e MyWebDayB que poderão ser afetadas pela decisão agravada”, registrou Sarrubbo.

O Ministério Público Federal foi intimado sobre a decisão de Toffoli, mas ainda não recorreu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.