Fechar
GP1

Brasil

Lula deve nomear Lewandowski como ministro da Justiça, afirma jornal

Muito ligado a Lula, o ex-ministro sempre esteve entre os nomes cotados para assumir o ministério.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deverá ser nomeado pelo presidente Lula como ministro da Justiça, no lugar de Flávio Dino, que vai assumir uma vaga na Suprema Corte após saída da ministra Rosa Weber. A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

De acordo com publicação desta terça-feira (08), o anúncio oficial aguarda apenas alguns acordos, como o destino dos subordinados a Flávio Dino, principalmente o do secretário-executivo Ricardo Capelli, que chegou a chefiar temporariamente o ministério, durante as férias de Dino.

Foto: Nelson Jr./SCO/STFMinistro Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski

Lewandowski deixou a Corte em abril de 2023, ao completar 75 anos. Muito ligado a Lula, ele sempre esteve entre os nomes cotados para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Dino desde a sua indicação para o Supremo.

Ainda no mês de novembro, Lewandowski chegou a acompanhar o presidente na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-28), nos Emirados Árabes.

O ministro mais petista do Supremo

Ricardo Lewandowski é considerado o ministro mais alinhado com o PT nas últimas décadas no Supremo Tribunal Federal.

Em sua trajetória, desde que a ex-primeira-dama Marisa Letícia o recomendou para o Supremo, em 2006, Lewandowski foi responsável por diversas decisões que beneficiaram diretamente políticos de esquerda, especialmente aqueles ligados ao PT.

Na época, o partido vivia sua primeira grande crise, com a imagem arranhada pelo Mensalão – que, tempos depois, a história revelaria ser apenas a ponta do iceberg da corrupção institucionalizada no Brasil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.