Fechar
GP1

Brasil

Senado aprova urgência na votação do projeto que acaba com saidinha dos presos

Se aprovada, a pauta não passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Nesta quarta-feira (07), o Senado Federal aprovou requerimento de urgência para votar o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias dos presos, popularmente chamadas de saidinhas.

O texto é de autoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acatou a emenda feita pelo senador Sergio Moro (União-PR) e foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado nessa terça-feira (06).

A urgência para o projeto entrar em pauta é uma das prioridades da CSP para o início do ano legislativo. O tema sofreu divergências ainda no ano passado, quando começou a ser discutido. A pauta discute a permissão ou proibição das saídas dos presos que fazem cursos profissionalizantes e estão no ensino médio ou superior.

O Projeto de Lei

As discussões sobre as saídas temporárias de presos se intensificaram após a morte do policial militar Roger Dias da Cunha, assassinado por um criminoso em Belo Horizonte. O suspeito tem 18 passagens pela polícia e não tinha retornado após a saída temporária de Natal.

Atualmente, os presos em regime semiaberto, que já cumpriram um sexto da pena, são beneficiados com a saída temporária, desde que cumpram requisitos como bom comportamento, de acordo com a Lei de Execução Penal. As saidinhas costumam ocorrer em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Natal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.