Fechar
GP1

Brasil

Iphan declara ritmo Choro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Com a formalização, o gênero agora é considerado como parte da cultura e também da história brasileira.

O Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o ritmo Choro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O evento de oficialização da decisão do conselho foi feito nessa quinta-feira (29), no Clube do Choro de Brasília.

“É, antes de tudo, uma vitória do povo brasileiro. O Choro é um gênero com mais de 160 anos de existência, que está na raiz da nossa música popular e representa uma síntese cultural de todas as raças que construíram e constroem o Brasil”, conforme nota publicada no perfil O Clube do Choro de Brasília.

A post shared by Ministério da Cultura (@minc)

Com a formalização, o gênero agora é considerado como parte da cultura e história do país e será registrado no Livro das Formas de Expressão do instituto, onde estão as manifestações artísticas de todos os tipos.

A escola ainda afirmou que, “essa emoção é ainda maior. Em primeiro lugar, porque assinamos, mais de dez anos atrás, o pedido de reconhecimento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, uma iniciativa que reuniu chorões do país inteiro. E também porque neste momento estamos aqui representando Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Villa Lobos e tantos outros mestres que pavimentaram essa estrada por onde a gente hoje pode caminhar”.

O que muda após o reconhecimento

Segundo o Governo Federal, autoridades do Iphan e detentores do bem cultural vão desenvolver políticas públicas que promovam o Choro no país, como programas e cursos em escolas públicas, criação de editais para aquisição de instrumentos, além de promoção das rodas de choro em locais públicos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.