Fechar
GP1

Brasil

Governo Lula indica ex-ministra Rosa Weber para tribunal do Mercosul

Anteriormente a vaga era ocupada por Ricardo Lewandowski, que é o atual ministro da Justiça.

O governo do presidente Lula indicou a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, para a vaga de árbitro titular brasileira no Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul. Antes de ser firmada, a indicação da ministra deve passar pela aprovação do Conselho de Mercado Comum, órgão pertencente ao bloco.

Anteriormente a vaga era ocupada por Ricardo Lewandowski, que é o atual ministro da Justiça de Lula e que era do ex-ministro do STF. Com a saída do ministro do TPR, o cargo passou a ser ocupado pela árbitra suplemente Gisele Ribolom, de forma temporária. Ela é integrante de Prerrogativas, grupo de advogados ligados ao presidente Lula.

Segundo divulgado pelo Estadão, o nome da ministra deve ser formalizado ainda nesta semana. Weber se aposentou do STF em setembro de 2023, ela passou 12 anos na Corte e foi atingida pela aposentadoria compulsória prestes a completar 75 anos.

TRT é um órgão jurídico do Mercosul

O TPR tem como função buscar soluções para controvérsias entre países integrantes do Mercosul. Estabelecido em 2002, o órgão tem a função de “garantir a correta interpretação, aplicação e cumprimento” dos tratados, protocolos e acordos estabelecidos pelos países-membros do bloco.

Os magistrados exercem a função em regime de disponibilidade permanente, ou seja, não despacham todos os dias na capital de Paraguai, porém ficam a disposição para quando são convocados. O colegiado é formado por quatro árbitros titulares e quatro suplentes, indicados por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, todos tendo mandatos de dois anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.