Fechar
GP1

Brasil

Datafolha: 58% dos brasileiros querem a permanência da reeleição

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 147 municípios em todo o Brasil, durante dois dias.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na manhã desta sexta-feira (22), aponta que 58% do eleitorado brasileiro deseja que governantes tenham direito à reeleição, enquanto 41% quer a proibição dessa possibilidade que vigora hoje no país. Os demais entrevistados, cerca de 2%, não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 147 municípios brasileiros, durante entrevistas realizadas nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Direito à reeleição (margem de erro de 2 pontos percentuais)
  • Devem ter o direito à reeleição
    58,00%
  • Não devem ter o direito à reeleição
    41,00%
  • Não sabem
    2,00%
Fonte: Instituto Datafolha

Considerando um recorte mais específico, a pesquisa mostrou que 67% daqueles que se declaram “petistas” são a favor da continuidade da reeleição, enquanto 54% daqueles que se dizem “bolsonaristas” são a favor.

A pesquisa apontou ainda que 71% dos jovens de 16 a 24 anos são contrários ao fim da reeleição. Os mais ricos e os menos instruídos também são maioria na defesa da recondução ao cargo, representando 62% e 61% desses grupos, respectivamente.

Foto: Alef Leão/GP1Urna eletrônica
Urna eletrônica

E no Senado?

A discussão a respeito também corre nos corredores do Senado Federal, onde os senadores estudam Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que estabeleçam o fim da reeleição no país.

O presidente do Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é um entre os que defendem o fim da reeleição, considerando-a um mal na política brasileira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.