Fechar
GP1

Brasil

Supremo Tribunal Federal volta a julgar bloqueio do WhatsApp

O bloqueio foi uma consequência direta do não cumprimento da ordem judicial.

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará entre os dias 19 e 26 de abril uma decisão liminar de 2016, que anulou o bloqueio judicial do WhatsApp em todo o território brasileiro. Em 2016, juízes de Sergipe e do Rio de Janeiro ordenaram a suspensão do aplicativo de mensagens, devido à recusa da empresa em compartilhar conversas privadas de indivíduos sob investigação por tráfico de drogas. O bloqueio foi uma consequência direta do não cumprimento da ordem judicial.

O partido PPS, agora conhecido como Cidadania, recorreu ao STF. Durante o recesso, o ministro Ricardo Lewandowski, então membro do Supremo, concedeu uma liminar para restabelecer o funcionamento do WhatsApp.

Atualmente, os magistrados estão prestes a decidir se mantêm ou revogam essa decisão. A expectativa é que a liminar seja confirmada para manter o serviço ativo. No entanto, as opiniões dos ministros podem divergir quanto à possibilidade de a Justiça bloquear aplicativos de mensagens ou outras plataformas online que desrespeitem decisões judiciais.

A discussão sobre o WhatsApp remete à ação em que o ministro Alexandre de Moraes suspendeu o funcionamento do Telegram em todo o país por dois dias em 2022. Recentemente, ele considerou bloquear o Twitter/X pelos mesmos motivos.

No caso do WhatsApp, o relator, ministro Luiz Edson Fachin, declarou em 2020 que nenhum juiz ou membro do Judiciário tem o poder de bloquear o aplicativo em nível nacional devido à recusa em fornecer mensagens privadas - embora a Justiça possa ter acesso a essas comunicações.

Fachin enfatizou que a criptografia utilizada pelo WhatsApp assegura de forma robusta o direito à privacidade dos usuários, tornando inviável exigir que a empresa desative esse recurso para cumprir ordens judiciais. Ele ressaltou que apenas a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), vinculada ao Executivo, teria competência para efetuar um bloqueio geral do aplicativo, caso houvesse falhas na proteção dos dados dos usuários.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.