Fechar
GP1

Brasil

STF autoriza extradição de belga acusado de fraude com criptomoedas

Laurent Barthelemy é acusado de operar um esquema fraudulento por meio da plataforma Bit Robot.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, nesta terça-feira (2), a extradição do cidadão belga Laurent Barthelemy, que está no Brasil e é acusado, na Bélgica, dos crimes de fraude, lavagem de dinheiro, fraude informática e organização criminosa.

Segundo o pedido formulado pelo governo belga, Laurent Barthelemy liderou, entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, a plataforma Bit Robot, um esquema fraudulento de investimentos em moeda virtual que persuadia pessoas a aplicarem seus recursos com a promessa de altas taxas de retorno financeiro.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilFachada da sede do STF
Sede do STF

A plataforma encerrou as atividades abruptamente alegando ter sofrido um ataque hacker, o que teria ocasionado o prejuízo dos valores investidos. Ainda conforme as investigações, a fraude consistia em um esquema de pirâmide financeira e pode ter prejudicado milhares de pessoas em vários países europeus.

Defesa

Representando o investigado, a Defensoria Pública da União (DPU), alegou que os crimes não teriam sido cometidos na Bélgica, o que inviabilizaria a extradição, uma vez que não haveria base legal para julgar os delitos naquele país. A defesa argumentou ainda que o crime de fraude com criptoativos foi previsto por lei no Brasil somente em 2022, razão pela qual eventual extradição não poderia abranger o delito.

Voto da relatora

Foto: Antônio Augusto/SCO/STFMinistra Carmén Lúcia
Ministra Carmén Lúcia

A ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, afirmou que, embora Barthelemy não estivesse em território belga na época do cometimento dos crimes, a Justiça do país demonstrou ter competência para julgar os delitos. A magistrada ressaltou que a Lei de Migração estabelece, como condição para extradição, que os crimes tenham sido cometidos no país que ingressou com o pedido ou que possam ser julgados com base na lei local.

Cármen Lúcia enfatizou que os crimes atribuídos ao cidadão belga estão devidamente narrados nos autos e são compatíveis com delitos existentes na legislação brasileira. A ministra frisou que, embora a lei específica sobre crime com criptoativos tenha sido editada no Brasil somente em 2022, a descrição é compatível com o crime de estelionato.

Os demais ministros que integram a Primeira Turma seguiram o voto da relatora.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.