Fechar
GP1

Brasil

Governo do Rio Grande do Sul faz alerta para risco de novas inundações

Os rios que foram atingidos pelas chuvas nos primeiros temporais devem alcançar a cota de inundação.

O Governo do Rio Grande do Sul alertou, em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (10), sobre o risco de novas inundações no estado devido a uma nova frente fria. Até domingo (12) são esperadas fortes chuvas, com volumes de 40 a 140 milímetros, principalmente nas localidades do centro, norte, nordeste, vales e da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Todos os rios que foram atingidos pelas chuvas nos primeiros temporais devem alcançar a cota de inundação ao longo do fim de semana. As bacias dos rios Uruguai, Guaíba, Jaguarã e da Lagoa dos Patos estarão em níveis elevados, mas apresentarão escoamento lento. No caso do Guaíba, as respostas hidrológicas devem começar a ser percebidas a partir do domingo.

Institutos de meteorologia também emitiram alertas para o risco de novas inundações no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, 9, representantes de institutos meteorológicos e geológicos do Brasil se reuniram para avaliar os riscos da nova frente fria que chega ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Segundo os técnicos, um ciclone extratropical pode impedir o escoamento das águas.


O documento foi assinado por profissionais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a nota, a partir desta sexta-feira, a frente fria ficará parcialmente parada sobre a região central do Rio Grande do Sul.

Com isso, até segunda-feira (13) as chuvas serão mais intensas na metade leste e nordeste do estado, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, onde estão algumas bacias de captação do Lago Guaíba. Os acumulados de chuva nesse período poderão superar os 150 mm, o que pode agravar ainda mais a situação da região.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.