Após a cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral, o ex-presidente Jair Bolsonaro já se encontra acordado e no quarto do Hospital DF Star, em Brasília. Segundo os médicos que realizaram o procedimento, a cirurgia ocorreu conforme o previsto e não apresentou intercorrências.
O cardiologista Brasil Caiado, primo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também acompanhou o procedimento e afirmou que, considerando a idade de 70 anos de Jair Bolsonaro, é necessário um acompanhamento mais atento nos próximos dias. A equipe médica estima que a recuperação completa deve ocorrer entre cinco e sete dias e, durante esse período, os cuidados serão voltados para analgesia, fisioterapia, profilaxia e, possivelmente, a repetição de exames, como a endoscopia, conforme avaliação médica.
Cláudio Birolini, cirurgião de Bolsonaro, destacou a importância dos cuidados com o ex-presidente. “Ele precisa estar bom o suficiente para fazer o que a gente chama de autocuidado: tomar banho, se vestir, se movimentar e comer”, avaliou o médico. “A gente entende que, nesse momento, ele precisa de ajuda, então não pode ficar em um lugar onde esteja desassistido. Quando julgarmos que há condições de sair do hospital, vamos avaliar qual é o melhor caminho para ele”, finalizou.
A respeito da volta para a cela da superintendência da Polícia Federal, os médicos afirmaram que ainda é “muito precoce dar uma opinião”. Caiado explicou que a evolução do quadro determinará os próximos passos. Bolsonaro está acompanhado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Já Flávio e Carlos Bolsonaro estiveram no hospital antes do início da cirurgia.
Francielle Barroso
Ver todos os comentários | 0 |