O juiz Robledo Moraes Peres de Almeida, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), está entre os magistrados que se inscreveram para disputar uma vaga no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão responsável pelo controle externo da atuação do Ministério Público no Brasil.
A relação de inscritos foi divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por indicar um dos dois representantes da magistratura ao CNMP — o outro é indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A inclusão do nome de Robledo Moraes representa a presença do Judiciário piauiense na disputa por um espaço em um dos órgãos mais importantes do sistema de justiça brasileiro. A seleção será feita pelos ministros do STF, que avaliarão o currículo dos candidatos em uma sessão administrativa do Plenário ainda a ser convocada.
O edital para participação foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico em 18 de julho, com prazo de inscrições encerrado no último dia 28. A candidatura do juiz piauiense reforça a representatividade regional no processo de escolha para um colegiado historicamente dominado por magistrados de tribunais maiores.
O CNMP é composto por 14 conselheiros, sob presidência do procurador-geral da República, com mandatos de dois anos e possibilidade de recondução. A regulamentação da indicação feita pelo STF segue as diretrizes da Resolução 504/2013.
Além de Robledo, outros 20 magistrados de diferentes tribunais estaduais e federais também estão concorrendo à vaga.
Confira abaixo a lista dos juízes inscritos
Adriano Pinto de Oliveira – Juiz de Direito (TJSP)
Antonio Evangelista de Souza Netto – Juiz de Direito (TJPR)
Atalá Correia – Juiz de Direito (TJDFT)
Fernanda Regina Balbi Lombardi – Juíza de Direito (TJSP)
Fernando Reverendo Vidal Akaoui – Desembargador (TJSP)
Giovanni Magalhães Porto – Juiz de Direito (TJPB)
Henrique de Castilho Jacinto – Juiz de Direito (TJSP)
José Barroso Filho – Ministro (STM)
Karen Luise Vilanova Batista de Souza – Juíza de Direito (TJRS)
Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira – Juíza de Direito (TJGO)
Luis Paulo Cotrim Guimarães – Desembargador Federal (TRF3)
Marcelo Menaged – Juiz de Direito (TJRJ)
Marcos Moreira de Carvalho – Desembargador Federal (TRF3)
Marcos Roberto Araujo dos Santos – Desembargador Federal (TRF4)
Maria da Penha Gomes Fontenele Meneses – Juíza Federal (TRF1)
Maurício Muliterno Thurow – Juiz de Direito (TJRS)
Pedro Câmara Raposo Lopes – Juiz de Direito (TJMG)
Rafael da Silva Melo Glatzl – Juiz de Direito (TJPR)
Raphaella Benetti da Cunha Rios – Juíza de Direito (TJPR)
Renata Estorilho Baganha – Desembargadora Substituta (TJPR)
Robledo Moraes Peres de Almeida – Juiz de Direito (TJPI)
Thais Guimarães
Ver todos os comentários | 0 |