Seis cachorros morreram após a inundação de um abrigo da Organização Não Governamental (ONG) Anjos de Quatro Patas. O fato ocorreu após fortes chuvas que atingiram o municipio de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, nessa segunda-feira (07). O fenômeno climatíco resultou no transbordamento do Rio Ceará e aumentou o nível das águas.
A instituição, que cuida de 200 animais, entre cães e gatos, divulgou em suas redes sociais que a água no local só aumenta, impactando diretamente a vida dos animais que vivem lá. Isa Lima, responsável pelo espaço, ressaltou a preocupação com as próximas chuvas, segundo ela, a maioria dos animais são idosos, cegos e deficientes e que possuem problemas de saúde que requerem atenção e cuidados especializados. “Só resgato animais assim, em situação muito vulnerável, de risco. Aqueles que não têm chance na sociedade de serem adotados", informou.
“Olha está pior (alagamento) que todos os outros dias. Não para de chover. As cadeiras não comportam mais eles (os cachorros). Está subindo água além das cadeiras e não para de chover. (...) Não quero sair daqui e deixar eles (os cães) aqui. Não sei o que eu faço”, relatou em vídeo que mostrava alguns animais sobre cadeiras e mesas.
Isa Lima informou ainda que desde março foram três momentos de alagamento no abrigo, alegando que já recorreu à Prefeitura de Caucaia, solicitando um terreno que não seja atingido pela água em dias de chuvas, contudo, ela não havia recebido respostas.
Doações podem ser realizadas por meio do Pix CNPJ: 41800276000131 (Anjos de Quatro Patas).
Nota da Prefeitura do Município
A Prefeitura de Caucaia lamentou por meio de nota a inundação do abrigo e informou que será realizada uma visita ao local, com a participação de um grupo de secretários que integram o comitê emergencial para enfrentamento dos efeitos das chuvas intensas a fim de avaliar medidas a serem tomadas para contribuir com a proteção animal.
O Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) disponibilizará ainda um veterinário para atender os animais que estão hoje no abrigo e fará a doação de vermífugos e medicamentos. Já o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, autorizou a realização de um estudo técnico para avaliar a disponibilidade de terrenos que possam abrigar a instituição.
Ver todos os comentários | 0 |