Uma advogada identificada como Monika Fernandes Portela foi presa no município de Sobral, no interior do Ceará, acusada de repassar bilhetes de presidiários para criminosos em liberdade. A prisão ocorreu na última quarta-feira (11), durante a Operação Além do Ofício. Um segundo advogado, que não teve o nome revelado, também foi preso.
Monika foi capturada no bairro Campo dos Velhos, em Sobral. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, policiais civis encontraram bilhetes com mensagens que teriam sido escritas por membros do Comando Vermelho no sistema penitenciário e seriam entregues a integrantes da facção fora do presídio.

Conforme as investigações da Polícia Civil, durante visitas a clientes presos, os advogados recebiam bilhetes com ordens para ações criminosas e os entregavam aos suspeitos indicados pelos detentos.
Advogada já havia sido presa
Monika Fernandes Portela já havia sido detida em flagrante, em dezembro de 2023, por integrar organização criminosa.
OAB Ceará se pronunciou
A OAB Seccional Ceará (OAB-CE) afirmou, por meio de nota, que acompanhou o cumprimento das ordens judiciais contra a profissional e que, “caso haja comprovação de envolvimento da advogada, a OAB-CE realizará a abertura de procedimentos internos disciplinares no Tribunal de Ética e Disciplina (TED)”, disse a entidade.
Confira a nota na íntegra
A Ordem esteve presente no momento da busca e apreensão, da prisão e da audiência de custódia, e acompanha todos os fatos, prezando sempre pela garantia da legalidade da prisão e também para que a acusada tenha assegurado o direito à ampla defesa e ao contraditório. Caso haja comprovação de envolvimento da advogada, informamos que a OAB-CE realizará a abertura de procedimentos internos disciplinares no Tribunal de Ética e Disciplina (TED)
Ver todos os comentários | 0 |