Fechar
GP1

Fortaleza - Ceará

Navio africano fica à deriva por quase 2 meses e é resgatado pela Marinha do Brasil

Durante esse período, equipes monitoraram a situação, forneceram mantimentos e água.

Um navio africano à deriva há quase dois meses em alto-mar foi resgatado pela Marinha do Brasil na sexta-feira (27), após uma operação que terminou com a embarcação atracando no Porto de Fortaleza, no Ceará. A informação foi divulgada oficialmente nessa segunda-feira (30).

O navio-tanque NW AIDARA, de bandeira do Togo, com 11 tripulantes a bordo, estava sem controle desde o dia 5 de fevereiro. O problema começou após o rompimento de uma mangueira hidráulica, que provocou vazamento de óleo e danos ao sistema de acionamento do leme, comprometendo a capacidade de navegação e deixando a embarcação à deriva entre a costa do Nordeste brasileiro e a África Ocidental.

Foto: Divulgação/Marinha do BrasilNavio à deriva
Navio à deriva

A Marinha do Brasil recebeu a primeira notificação sobre o caso em 25 de fevereiro, quando o navio ainda estava fora da área de jurisdição nacional. O resgate só foi acionado após a embarcação entrar na área sob responsabilidade brasileira, a cerca de 675 milhas náuticas da costa.

Durante esse período, equipes monitoraram a situação, forneceram mantimentos e água, e estabeleceram comunicação limitada, já que o navio estava sem sistemas de comunicação de longo alcance.

A operação contou com o apoio de diferentes embarcações e centros de coordenação. Após tentativas frustradas da tripulação de realizar reparos por conta própria, a Marinha enviou navios para interceptação e assistência. O rebocador de alto-mar Triunfo conseguiu resgatar o NW AIDARA e conduzi-lo em segurança até o litoral cearense.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.