Fechar
GP1

Ceará

Novo voo com 120 brasileiros deportados dos EUA chega ao Ceará neste sábado

A operação de recepção será conduzida por equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Um novo voo com aproximadamente 120 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarca neste sábado (21), às 10h25, no Aeroporto Internacional de Fortaleza, no Ceará. A operação de recepção será conduzida por equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com apoio de diversos órgãos federais, estaduais e internacionais.

A partir desta chegada, entra em vigor um novo modelo de acolhimento aos repatriados, liderado pela ministra Macaé Evaristo. A iniciativa envolve uma parceria inédita com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que passa a atuar na triagem dos passageiros e na aplicação de um formulário padronizado para identificar perfis e necessidades específicas dos migrantes.

Foto: Divulgação/Agência BrasilNovo voo com deportados chega ao Ceará nesta semana
Novo voo com deportados chega ao Ceará nesta semana

O governo federal estima que, entre fevereiro e junho deste ano, cerca de 892 brasileiros já tenham sido repatriados, em sua maioria vindos dos Estados Unidos, onde estavam em situação de vulnerabilidade após a adoção de uma nova política migratória durante o governo de Donald Trump. A maioria dos deportados será encaminhada a Minas Gerais.

O acolhimento prevê uma estrutura humanizada que inclui alimentação, kits de higiene pessoal, apoio psicossocial e transporte terrestre para os locais de residência dos imigrantes. Também está garantido o restabelecimento do contato com familiares. Públicos com necessidades específicas, como pessoas com deficiência, idosos e integrantes da população LGBTQIA+, recebem atendimento direcionado por equipes especializadas do MDHC.

No Ceará, a recepção conta com o suporte da Secretaria da Proteção Social (Sedih), por meio da equipe do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o atendimento é realizado no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), localizado no próprio aeroporto da capital cearense.

Diversos órgãos federais integram a operação, entre eles a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A Polícia Federal também participa da operação, junto às concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.