Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Unimed Paulistana ganha sustentabilidade com solução da IBM

Com a implantação concluída em junho, já se verificam resultados expressivos.

Mais um caso de sucesso da IBM Brasil em parceria com a Betta Informática, a Unimed Paulistana, integrante do maior sistema de saúde da América Latina, otimizou processos, ganhou sustentabilidade e reduziu custos com a renovação do parque de servidores. Baseado em uma solução completa e customizada, o projeto teve o objetivo de consolidar a infraestrutura de servidores, economizar energia e ampliar a disponibilidade, a segurança e a capacidade de processamento do sistema. Com a implantação concluída em junho, já se verificam resultados expressivos.

A principal preocupação da Unimed Paulistana era passar pela migração sem comprometer a disponibilidade, fator obrigatório na área da saúde: o sistema deveria continuar funcionando 24X7 durante toda a implantação. Por três meses a equipe da Betta Informática, parceira de negócios da IBM há 20 anos, trabalhou no desenvolvimento da proposta mais adequada à demanda do cliente e, ao fim desse processo, ficou definido que a solução – exclusiva para a tecnologia do centro médico/cirúrgico da Unimed Paulistana, o Hospital Unimed Santa Helena – consistiria em um Storage DS5020, dois autoloaders, um chassi Blade H com 12 lâminas, 52gb de memória RAM e dois Chassis Blade S.

“A criatividade para reduzir custos com servidores começou a ficar escassa conforme crescia a demanda operacional e os novos projetos. Nossa equipe de infraestrutura tinha como principais desafios a redução de custos e a otimização do consumo de energia para contribuir com a ‘TI Verde’ e a prática da sustentabilidade”, comenta Ricardo Norcia, gestor de Tecnologia da Informação da cooperativa. O processo de virtualização transformou 100 servidores físicos em 21 lâminas Blade. Além disso, o projeto gerou ganho imediato ao reduzir o número de licenças de software – Windows Server caiu de 70 para 30 e SQL Server de 8 para apenas 2 licenças. “Após a implementação desse moderno e otimizado parque tecnológico, o processamento pesado de dados, que antes demorava dias, agora roda em poucas horas”, acrescent a Heber Faria, membro da equipe de infraestrutura da Unimed Paulistana.

E a TI da cooperativa garante que muito mais está por vir. Com o novo parque eles esperam aumentar o desempenho dos principais sistemas em 300% e economizar cerca de 60% no consumo de energia elétrica (cerca de R$ 150 mil ao ano), além de reduzir em 60% o espaço utilizado pelos data centers. “Alianças com tecnologias de última geração garantem à Unimed Paulistana o crescimento operacional esperado e a excelência nos serviços aos nossos clientes”, conclui Ricardo Norcia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.