Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Robô da Nasa encontra matérias orgânicas em cratera em Marte

As amostras foram coletadas em uma cratera no planeta vermelho e podem indicar sinais de vida no local.

O robô de exploração Perseverance, da Nasa, descobriu matérias orgânicas em uma cratera em Marte. O equipamento foi lançado em 2020 com o intuito de encontrar sinais de vida no planeta.

A informação foi divulgada pela revista “Nature” na quarta-feira (12). O local onde encontraram o material foi na cratera Jazero, que foi um lago há bilhões de anos.

Ainda não se sabe quais moléculas especificas foram encontradas pelo Perseverance. Os cientistas teorizam que a interação entre a água e a rocha ou a colisão de meteoros formaram os compostos orgânicos encontrados na cratera.

“Nossas descobertas sugerem que pode haver uma diversidade de moléculas aromáticas predominantes na superfície marciana, e esses materiais persistem apesar da exposição às condições da superfície. Essas potenciais moléculas orgânicas são amplamente encontradas em minerais ligados a processos aquosos, indicando que esses processos podem ter tido um papel fundamental na síntese, transporte ou preservação orgânica”, relataram os cientistas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.