Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

USP é a melhor universidade da América Latina e Caribe, aponta ranking

O segundo lugar ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a melhor universidade da América Latina e do Caribe, de acordo com o QS Latin America & The Caribbean Ranking 2024. Elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), considerado um dos mais relevantes do mundo, o ranking foi divulgado nesta quarta-feira (13). O segundo lugar ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

No ano passado, a USP ficou em segundo lugar. Essa 13ª edição do ranking avaliou e classificou 430 instituições de 25 países do Caribe e da América Latina. No Brasil, 97 universidades foram incluídas no levantamento, e de acordo com a consultoria britânica, 35 delas melhoraram sua posição no ranking de 2024 em relação à edição anterior.

O Brasil é o país com o maior número de instituições ranqueadas, totalizando 97 universidades. Além da USP, outras universidades brasileiras se destacaram, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou em terceiro lugar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupou a oitava posição, a Universidade de Brasília (UnB), que ficou na 25ª posição, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que alcançou a 48ª colocação.

O ranking avalia as instituições com base em cinco critérios básicos, que incluem o impacto e a produtividade da pesquisa, o compromisso docente, a empregabilidade, o impacto online e a internacionalização. As médias são definidas com base na reputação acadêmica da instituição (30% da nota), na reputação do empregador (20%), na proporção de docentes por aluno (10%), na presença de professores com doutorado (10%), na rede internacional de pesquisa (10%), nas citações por artigo (10%), na quantidade de artigos por corpo docente (5%) e no impacto na internet (5%).

Veja ranking das 10 melhores universidades da América Latina

1. Universidade de São Paulo - Brasil

2. Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) - Chile

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil

4. Tecnológico de Monterrey - México

5. Universidade do Chile - Chile

6. Universidade de Los Andes - Colômbia

7. Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) - México

8. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

9. Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina

10. Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) - Brasil

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.