Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Convite do MDB pode levar Firmino a 'engolir' Sílvio Mendes como candidato


A porta aberta pelo MDB para Sílvio Mendes se candidatar a prefeito de Teresina pode levar Firmino Filho, que o tem como último da lista na preferência pessoal, a "engolir o sapo", segundo membros do próprio PSDB de Teresina, e apoiá-lo na sua sucessão do próximo ano, por falta de um candidato mais competitivo.

Na opinião de tucanos que pediram omissão de seus nomes porque não querem briga com o prefeito, Sílvio Mendes está disposto a ser candidato à sucessão de Firmino, mas não conta, "por mais que o público externo possa estranhar", com a simpatia de Firmino porque este não toleraria o "jeito independente do Silvio, preferindo um candidato que siga diretamente a sua orientação".

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho e Silvio MendesFirmino Filho e Silvio Mendes

Os nomes preferidos de Firmino Filho são Kleber Montezuma e Charles Silveira. O primeiro nome a maioria do PSDB não quer nem ouvir falar, por considerá-lo "muito antipático e sem chances de cair no gosto popular". Lançar Kleber, segundo tucano respeitado em Teresina, "seria ganhar de cara a oposição de professores e funcionários municipais".

Charles Silveira "é muito mais assimilável", segundo o mesmo político do PSDB.

Neste caso, para não perder a eleição, "Firmino teria que engolir Silvio", mesmo sabendo que "poderia ganhar e não levar". Pior seria deixá-lo se candidatar pelo MDB.

EXCLUSIVAS

Muitos motivos

O público externo, como rotulou o eleitorado o nosso informante, não saberia as razões pelas quais Sílvio Mendes não tem a simpatia de Firmino Filho para ser, desta vez, o candidato a sua sucessão.

Para quem acompanha a política por dentro, como alguns vereadores de Teresina, são muitos os motivos.

Vem da primeira

Um vereador de Teresina, depois de advertir que "não quero que você me meta nessa briga", revelou que Firmino nunca assimilou o jeito de independência que Sílvio Mendes assumiu a partir da primeira vez que foi prefeito.

Pediu auditoria

Sílvio Mendes, segundo a mesma fonte, teria pedido auditorias em setores da administração passada, comandados por amigos de confiança de Firmino.

Carlos Carlos

O informante tucano lembra que Sílvio teria pedido informações sobre secretaria comandada pelo Sr. Carlos Carlos, homem de confiança de Firmino Filho.

Apoio a Marden

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Marden Menezes Marden Menezes

Consta ainda que Firmino não teria engolido, mais recentemente, a postura de Sílvio, deixando de apoiar dona Lucy Soares, para apoiar Marden Meneses como candidato a deputado estadual.

Marden na lista

O deputado estadual Marden Menezes é outro que não frequenta a lista de correligionários simpatizantes de Firmino Filho, muito pelo contrário.

Governo que encanta

  • Foto: Lucas Dias/GP1Evaldo Gomes Evaldo Gomes

O deputado estadual Evaldo Gomes anda realmente muito satisfeito por ter feito as pazes com o governador Wellington Dias e ter voltado para os encantos do Governo.

"Parece um brasão"

  • Foto: Helio Alef/GP1Osmar JúniorOsmar Júnior

Velho adversário de Osmar Júnior dos tempos de Universidade Federal encontra com este jornalista à saída da Câmara Municipal e comenta:

- Tenho lido sua coluna todos os dias... diga lá que o Osmar Junior gosta tanto de governo que o rosto dele já parece com um brasão.

História de políticos

Um então deputado federal se esbaldava há cerca de 10 anos num cassino de Estoril, a Riviera portuguesa, quando foi flagrado por um juiz, hoje guindado ao topo da carreira.

Os dois se entreolharam e fizeram de conta que não se conheciam.

Existe algo no ar

  • Foto: Facebook/Assis CarvalhoGovernador Wellington Dias e Assis CarvalhoGovernador Wellington Dias e Assis Carvalho

Políticos da base do Governo, menos do PT, demonstram suspeitar de que está existindo alguma coisa de anormal no relacionamento de Assis Carvalho e Wellington Dias.

A Elmano o que é de Elmano

  • Foto: Helio Alef/GP1Elmano FérrerElmano Férrer

Quem trabalha há quase três meses para trazer ao Piauí o ministro dos Transportes Tarcísio Gomes de Freitas, um dos mais atuantes do Governo de Bolsonaro, é o senador Elmano Férrer.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.