Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Coronavírus: confira as medidas que estão sendo tomadas no Piauí

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus. O Brasil já registra 200 casos da doença.

O Estado do Piauí ainda não registrou nenhum caso de coronavírus, a covid-19, mas o governo e vários órgãos públicos estão tomando medidas com o objetivo de evitar a disseminação da doença no Estado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus. O Brasil já registra 200 casos da doença. Em alguns países como a Itália, a situação tem sido considerada gravíssima e domingo (15) a Defesa Civil do país anunciou que em 24h, o país chegou a registrar 368 mortes devido ao coronavírus.

  • Foto: Cadu Rolim/Foto Arena/Estadão ConteúdoCoronavírusCoronavírus

Para evitar que a situação afete o Brasil de forma grave, várias medidas estão sendo tomadas principalmente pelos órgãos públicos como forma de prevenção.

Confira algumas medidas que estão sendo tomadas:

Governo do Piauí decreta situação de emergência

O governador Wellington Dias (PT) decretou situação de emergência pública e estabeleceu várias medidas que devem ser tomadas, quando ocorrer a confirmação que uma pessoa possui coronavírus.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

O decreto estabelece em caráter involuntário, o isolamento de pessoas doentes ou contaminadas, ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do novo coronavírus. Prevê também quarentena, com restrição de atividades ou separação de pessoas ou objetos suspeitos de contaminação.

O decreto suspende, pelo prazo de quinze dias, as atividades coletivas ou eventos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública estadual direta e indireta, em locais fechados com aglomeração acima de cem pessoas, ou em locais públicos com aglomeração acima de quinhentas pessoas. Também foi criado um Comitê de Gestão de Crise.

MP-PI cancela eventos

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, Carmelina Maria Mendes de Moura, publicou portaria, no dia 13 de março, onde estabeleceu várias medidas que o órgão irá passar a adotar devido ao coronavírus, o covid-19.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Ministério Público do PiauíMinistério Público do Piauí

Estão suspensas, pelo prazo de 30 dias, as atividades de capacitação, de treinamento ou eventos coletivos realizados no âmbito do Ministério Público do Estado do Piauí que exijam a aglomeração de pessoas, assim como a participação de membros, servidores, estagiários e colaboradores em eventos ou em viagens internacionais ou interestaduais no interesse da instituição, entre outras coisas.

Ficam mantidas as atividades ordinárias inerentes às atribuições e às funções dos membros, servidores, estagiários e colaboradores, como participação em audiências, plenários de júri, reuniões aprazadas, inspeções, cumprimento de diligências e atendimentos presenciais imprescindíveis à manutenção do serviço.

Além disso, foi publicada outra portaria criando Gabinete de Acompanhamento e Prevenção do contágio pelo Coronavírus que tem como objetivo fiscalizar a atuação dos órgãos públicos em relação a doença no Estado do Piauí.

MPT-PI vai usar teletrabalho

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ministério Público do TrabalhoMinistério Público do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) estabeleceu regime preferencial de teletrabalho para servidores e estagiários a partir desta segunda-feira (16), como medida de prevenção em relação ao coronavírus.

Ficou estabelecido que o órgão no Piauí vai contar apenas com um quantitativo mínimo de servidores para garantir a manutenção do atendimento necessário, já que a portaria estabelece que os chefes e apenas uma parte dos servidores permaneçam trabalhando normalmente.

MPF-PI também vai usar teletrabalho

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI)

O procurador-chefe, Israel Gonçalves Santos Silva, da Procuradoria da República no Estado do Piauí (PR-PI), publicou uma portaria, no dia 13 de março, estabelecendo algumas medidas que são temporárias e têm como objetivo de prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Estão suspensos, temporariamente, o acesso do público externo à biblioteca, a realização de eventos e o atendimento presencial de público externo que possa ser prestado por meio eletrônico ou telefônico.

A portaria também estabelece as regras de realização do teletrabalho pelos integrantes da instituição, mas vai acontecer de forma que não prejudique o atendimento presencial, necessário ao pleno funcionamento das unidades do órgão no estado.

Eventos políticos cancelados

Eventos políticos que estavam sendo programados no Estado do Piauí estão sendo cancelados para evitar a aglomeração de pessoas. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), decidiu adiar o evento que seria realizado na próxima terça-feira (17) para anunciar o nome do secretário de Educação do Município, professor Kleber Montezuma (PSDB), como pré-candidato à Prefeitura.

O Solidariedade também cancelou o evento de filiação que estava previsto para o dia 19 de março na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Agora o evento deve acontecer no dia 2 de abril.

Aulas suspensas

Alguns estados onde já foram registrados o coronavírus, algumas unidades escolares estão suspendendo aulas. No Piauí o governador Wellington Dias determinou a suspensão das aulas nas escolas da rede de ensino pública estadual e na Universidade Estadual do Piauí, a partir de terça-feira (17), pelo período de 15 dias. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) também decidiu suspender as aulas a partir de amanhã e elas só retornam no dia 15 de abril.

Na rede privada, as escolas e faculdades estão apenas tomando providências em relação ao coronavírus, principalmente em relação a higiene.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias decreta estado de emergência no Piauí devido ao coronavírus

Evaldo cancela evento de filiação do Solidariedade devido ao coronavírus

Ministério Público do Piauí suspende eventos devido ao coronavírus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.