Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Saiba quais serviços estão suspensos no Piauí devido ao coronavírus

O GP1 está acompanhando os desdobramentos da situação no país inteiro, principalmente no Piauí, onde inúmeras atividades já estão paralisadas.

Desde a última segunda-feira (16) o Piauí vem reagindo com maior intensidade ao estado de pandemia de coronavírus decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após o governador Wellington Dias assinar um decreto estabelecendo medidas de emergência em saúde pública, órgãos, escolas, instituições de ensino superior e empresas de eventos suspenderam as atividades no Estado, diante da necessidade de se combater a covid-19. Nesta quarta-feira (18), a Câmara Federal aprovou o pedido encaminhado pelo Governo Federal para reconhecer situação de calamidade pública no Brasil.

O GP1 está acompanhando os desdobramentos da situação no país inteiro, principalmente no Piauí, onde inúmeras atividades já estão paralisadas.

Saiba como estão funcionando os serviços no Piauí:

Educação básica

O governador Wellington Dias pediu a suspensão das aulas de toda a rede pública do Estado por 15 dias, e recomendou que as escolas da rede privada também suspendessem as atividades. Em Teresina, o prefeito Firmino Filho decretou a antecipação das férias escolares da rede pública municipal, que entrará em vigor nesta quinta-feira (19), e se estenderá por 15 dias. Até o momento mais quatro prefeituras suspenderam as aulas: Esperantina, Altos, Campo Maior e Picos.

Ensino superior

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) suspenderam as aulas na última terça-feira (17), paralisação que seguirá nas duas instituições até o dia 15 de abril. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) também parou as atividades no dia 17, ATÉ 15 DE ABRIL A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) segui o decreto Estadual e interrompeu as aulas por 15 dias, na segunda (16).

Ensino privado

Seis das maiores escolas da rede privada de Teresina suspenderam as aulas por 15 dias: Colégio das Irmãs, Lerote, Diocesano, CEV, Dom Barreto, Objetivo.

Faculdades

Além das instituições públicas de ensino superior, as faculdades Facid, Santo Agostinho, Aespi, UNINASSAU, Estácio Ceut e Uninovafapi decidiram nesta segunda-feira (16) suspender suas atividades pelo período de 15 dias.

Eventos

O prefeito Firmino Filho determinou a suspensão de eventos com aglomeração de mais de 50 pessoas em espaços fechados e de 100 pessoas em locais abertos em Teresina. De acordo com o decreto, estão suspensas as atividades nos centros de convivência e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como eventos no Palácio da Música, programações da Orquestra Sinfônica de Teresina e todos os eventos da Fundação Monsenhor Chaves (FMC).

Saúde

Nesta quarta-feira (18), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) decidiu suspender por 15 dias os atendimentos nos ambulatórios e internações hospitalares eletivas, em decorrência da pandemia.

O diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, Jurandir Filho, afirmou ao GP1 nesta quarta-feira (18) que o estoque de bolsas de sangue do Hemopi está diminuindo significativamente desde a última semana em razão da situação de pandemia do novo coronavírus, e que em razão disso o hemocentro está adotando a doação agendada para a população.

Secretaria de Segurança

O secretário de Segurança Pública do estado do Piauí, Fábio Abreu, suspendeu por 15 dias as atividades de treinamento, capacitações, formaturas e outros eventos que envolvam aglomerações de pessoas como forma de prevenção ao novo coronavírus. A Secretaria de Segurança Pública determinou ainda que estão suspensas por 30 dias as aulas do Projeto Cidadão Mirim em todo o estado do Piauí, a partir do próximo sábado (21).

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Piauí determinou algumas medidas preventivas de contenção à propagação do novo coronavírus (covid-19). Segundo o órgão, todas as provas práticas e teóricas foram canceladas. Os serviços de inspeções veiculares de transporte escolares também estão suspensos por 15 dias. Todas as atividades de fiscalização serão pontualmente designadas pela Diretoria de Infrações.

INSS

O INSS suspendeu o atendimento em suas agências por 15 dias. Segundo o órgão, apenas atendimentos já agendados para três serviços “essenciais” continuarão sendo prestados: para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais.

Supermercados

Por enquanto, somente o Grupo Pão de Açúcar informou mudanças em relação a situação de emergência. As lojas contarão com um horário de atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos, das 6h às 7h, durante todos os dias da semana. A medida é válida para as lojas do formato de supermercados da rede em todo o País (com exceção de unidades dentro de shoppings centers, que seguirão os horários de cada estabelecimento).

Shoppings

O Shopping Rio Poty comunicou alteração no seu funcionamento. As lojas, espaços de entretenimento e praça de alimentação irão funcionar 12h às 20h, de segunda a sábado. Aos domingos, lojas e espaços de entretenimento funcionam das 14h às 20h, e a praça de alimentação de 12h às 20h. O Teresina Shopping informou que a partir desta quinta (19) funcionará do meio-dia às 20h, nos dias de segunda a sábado, e das 14h às 20h nos domingos. A exceção desse horário, ficarão a praça de alimentação.

Polícia Federal

A Polícia Federal suspendeu o atendimento ao público em suas dependências no estado do Piauí. Dessa forma, apenas serviços considerados de extrema urgência serão realizados, no entanto, atendendo aos protocolos determinados.

Religião

O padre Nilton Pereira comunicou a suspensão da tradicional Missa da Misericórdia, que é realizada semanalmente nos dias de quarta-feira, na Igreja de São Cristóvão, localizada no bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.