GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Wellington reúne prefeitos para discutir reabertura do comércio

“Precisamos garantir que a população fique segura e para isso vamos estabelecer parâmetros para qualquer nova decisão nos decretos", disse o governador.

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias (PT), realizou nesta quarta-feira (22), reunião com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, e com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), para discutir um plano de retomada gradual das atividades no Estado por conta da pandemia de coronavírus.

O governador disse que deverá ser adotado um rigoroso procedimento para que se construa etapas de retomada de algumas atividades. O isolamento social está mantido, mas um plano estratégico está sendo construído e será apresentado a entidades econômicas e da sociedade civil, com parâmetros para manter a segurança da população.

“Precisamos garantir que a população fique segura e para isso vamos estabelecer parâmetros para qualquer nova decisão nos decretos. A priori, mantemos o isolamento social e iremos manter a testagem, além das pesquisas de testagem por amostragem e coleta de dados. Assim saberemos onde temos pessoas infectadas com a covid-19 e planejarmos as estratégias”, disse o governador.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington Dias discute reabertura do comércio com prefeitosWellington Dias discute reabertura do comércio com prefeitos

“É preciso que haja uma queda de pessoas com doenças respiratórias, como H1N1, Influenza, para que, consequentemente, haja a queda na demanda por leitos de UTI. Essa proposta envolve ainda a redução da contaminação e de óbitos”, pontou o chefe do executivo piauiense”, explicou Dias.

Wellington Dias também falou sobre as regras de proteção que deverão ser adotadas no trabalho. “Queremos aumentar as exigências de proteção no setor público e privado, ampliando essa exigência para além da máscara, álcool em gel e distanciamento. O gestor deve fazer a testagem dos seus colaboradores e informar no app Monitora Covid-19, caso tenha um trabalhador contaminado”, explicou.

O governador ainda propôs a elaboração de um conjunto de medidas para acelerar e impulsionar a economia, tanto no setor público quanto no privado, incluindo um planejamento com o Governo Federal.

Prefeitura de Teresina

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) disse que a sintonia nas ações das prefeituras com o Estado é necessária para que o combate a covid-19 seja efetivo. “É importante esse entendimento entre Governo do Estado e prefeituras, porque o sucesso das estratégias depende dessa coordenação. Então, de fato, esse diálogo com os profissionais da saúde e com todos os setores econômicos deve ser permanente para trazermos uma perspectiva de futuro, de saída dessa situação. Concordo perfeitamente com todas as abordagens e iremos alinhá-los com classe laboral”, disse Firmino.

O que diz a APPM

Jonas Moura, presidente da APPM, disse que a maior cobrança dos prefeitos é a flexibilização do funcionamento do comércio. “O questionamento que mais recebo é de quando o comércio vai poder voltar a funcionar, mas para que isso aconteça precisamos de dados concretos de segurança e isso ainda não temos com o aumento exponencial dos casos confirmados. Então, esse planejamento é muito importante para avançarmos nessa questão do diálogo com os prefeitos e empreendedores”, destacou ele.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Wellington nega que tenha autorizado desapropriação de imóveis privados

Wellington Dias vai criar grupo para retorno gradual do comércio

Wellington Dias cobra integração de Nelson Teich com os estados

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2022 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.