Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Themístocles Filho pede união dos governos para reabertura do comércio

O deputado estadual citou o exemplo do estado São Paulo que embora tenha se tornando um dos epicentros da covid-19, já discute o retorno gradual do comércio. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Themístocles Filho (MDB), divulgou um vídeo nas redes sociais defendendo o retorno gradual e responsável das atividades econômicas. Ele alertou para o caos que será instalado no Piauí e no Brasil, caso não haja a união de todos os poderes para retornar a normalidade e, assim, evitar desempregos em massa.

Themístocles Filho disse ainda que nenhum governo, seja federal, estadual ou municipal tem condições de continuar liberando auxílios emergenciais por muito tempo. Por isso, defendeu que sejam seguidas todas as orientações dos órgãos de saúde para que a volta do comércio seja escalonada e sem prejuízos à vida.

A post shared by Themístocles Filho (@themistoclesfilhopi) on

“Piauienses, nós estamos vivendo um drama no nosso país, estados e municípios do nosso País a respeito do coronavírus e no mundo também. Mas é necessário que todos juntos, de mãos dadas, nós temos que cuidar da vida, da saúde, de todos. Mas o Governo Federal, nem estadual, nem municipais têm condições de ficar um, dois, três, quatro, cinco meses, colocando auxílio para população”, disse.

“Depois vem o desemprego. Muita gente perdendo seus empregos, se possível, é importante a união do Governo Federal, governos estaduais, governos municipais. Juntos procurar meios, procurar a ciência, procurando os médicos, o setor da saúde, para que a gente retorne, abrindo as empresas, abrindo os negócios, para que os nossos trabalhadores não fiquem sem seus empregos. Daqui há um mês, daqui há dois meses, daqui há três meses. Em primeiro lugar a vida, todo mundo sabe disso, mas vamos voltar com normas. Se é com máscara, se é com álcool, todas as normas para prevenir a vida, a saúde de todos”, alertou o presidente da Assembleia.

O deputado estadual citou o exemplo do estado São Paulo que embora tenha se tornando um dos epicentros da covid-19, já discute o retorno gradual do comércio.

“Nós podemos observar que o estado de São Paulo já conversa abertamente nos meios de comunicação, que é necessário voltar o funcionamento das empresas, dos negócios. Claro que nós vamos voltar aos trabalhos com muita cautela. Todo mundo tem que fazer isso, usando máscara, usando álcool, usando todos os mecanismos de proteção para a vida. Mas se nós não voltarmos a trabalhar, se o Brasil, se os estados, se os municípios não voltarem a trabalhar, nós vamos ter um problema sério que é o desemprego. E quem é que vai resolver esse problema gravíssimo que vai acontecer em nosso País?”, questionou Themístocles.

Plano para retorno gradual do comércio em Teresina

A Prefeitura de Teresina está elaborando um plano de retomada gradual da economia na capital que será adotado após o fim da vigência dos decretos devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Conforme apurado pelo GP1 nesta quarta-feira (22), o secretário de Finanças do Município, Francisco Canindé, já montou uma comissão para discutir as estratégias para flexibilizar o isolamento social em Teresina. Os decretos municipais têm validade até o dia 30 de abril.

A Prefeitura de Teresina iniciou o planejamento e Francisco Canindé vai ficar responsável por coordenar os diálogos com os empresários e os trabalhadores de cada setor econômico de Teresina para que seja elaborado esse plano para a reabertura gradual do comércio.

Wellington Dias vai criar grupo para retorno gradual do comércio

O governador do Piauí Wellington Dias (PT), afirmou nesta terça-feira (21), que vai ser criado um grupo de trabalho que ficará responsável pelo planejamento da retomada das atividades econômicas em todo o estado, que estão paralisadas devido ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19.

O gestor apontou que outras medidas para flexibilizar o isolamento social estão sendo preparadas, como a elaboração de um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em todo o território piauiense. “Precisar ir ao supermercado ou a farmácia, use a máscara. Vamos estar tornando isso obrigatório, para que nos próximos dias possamos ter a retomada das atividades. Será criado um grupo de trabalho, que com base na experiência de outros países que já estão aos poucos reabrindo o comércio, irá montar um plano para a retomada das atividades aqui no Piauí”, pontuou o governador durante entrevista à imprensa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Themístocles anuncia retorno das atividades da Alepi para maio

Themístocles Filho assina decreto e prorroga quarentena na Alepi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.