Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi libera clínicas e hospitais para consultas e cirurgias de emergência

Além disso, laboratórios de exames e clínicas de imagem também foram autorizados a funcionar.

A Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) publicou no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (08), portaria liberando o atendimento médico de urgência e emergência em clínicas e hospitais do Piauí. Além disso, laboratórios de exames e clínicas de imagem também foram autorizados a funcionar.

Segundo o documento assinada pelo secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, e pela diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Vieira Souza Chaves, as atividades médicas, em toda sua plenitude, e os estabelecimentos assistenciais de saúde, são atividades necessárias e indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da população. Portanto, o órgão autorizou a retomada da maioria delas.

Fica ainda a unidade de saúde responsável pelas medidas de prevenção a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Como o uso de comunicação visual com placas, pôsteres e outros mecanismos na entrada e em locais estratégicos do consultório ou clínica, sobre a sobre higiene das mãos, higiene respiratória e etiqueta da tosse, além do uso de máscaras. Disponibilizar água e sabão em todos os ambientes para lavagem frequente das mãos, álcool gel a 70% para higienização dos profissionais e pacientes, evitar aglomerações, manter distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas e fazer marcações no piso para evitar proximidade entre os presentes.

Atividades médicas liberadas

Estão liberados atendimentos clínicos ou cirúrgicos em situação de urgência e emergência em qualquer especialidade médica e em qualquer cenário de atendimento, e também podem ser adotados procedimentos e exames para o suporte aos atendimentos realizados em laboratórios de exames e clínicas de imagem.

A Sesapi autorizou ainda as consultas, exames laboratoriais e de imagem e procedimentos ambulatoriais relacionados a oncologia, hemodiálise, pré-natal e qualquer especialidade com doenças crônicas em risco de descompensação ou acometimento agudo com necessidade de ação do especialista, de acordo com as recomendações vigentes de cada sociedade de especialidades médicas. Além, de cirurgias que não caracterizam urgência, mas são inadiáveis, como cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes de órgãos e tecidos, dentre outras.

Confira o documento na íntegra:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Wellington Dias visita hospital de campanha do Verdão

Wellington Dias faz apelo após Piauí atingir mil casos de Covid-19

Wellington Dias analisa reabertura do comércio para pagamentos e drive thru

Sobe para 37 número de mortes por coronavírus no Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.