Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Wellington firma parceria com setor privado no Programa Busca Ativa

O método consiste no rastreamento de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no território estadual, em um trabalho conjunto entre Estado e Municípios.

O governador Wellington Dias anunciou, nesta sexta-feira (12), durante videoconferência, a ampliação do Programa Emergencial de Busca Ativa Covid-19, através de uma parceria com o setor privado. O método consiste no rastreamento de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no território estadual, em um trabalho conjunto entre Estado e Municípios.

Durante a live transmitida pela internet, o chefe do executivo assinou uma alteração ao decreto Nº 18.972/2020, que institui o programa, acrescentando a parceria firmada entre Estado e o setor privado de saúde.

  • Foto: DivulgaçãoWellington Dias durante videoconferência Wellington Dias durante videoconferência

“Há 25 dias lançamos esse programa e estamos com uma nova etapa, o programa, que antes atuava no estado agora é uma realidade no setor privado, para que a gente possa, em consultórios e clínicas privadas, garantir as condições de identificar precocemente o paciente e com isso garantir as condições adequadas do tratamento. 141 municípios já aderiram, então tem 83 municípios que vamos trabalhar para alcançar, para ainda no mês de junho atingir todos”, declarou Wellington Dias.

Participaram da videoconferência o secretário de Saúde, Florentino Neto, a diretora do Programa Busca Ativa, Dília Falcão, o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, que é presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), a secretária municipal de Saúde de Esperantina, Elizângela Amorim, o médico Jefferson Campelo, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI), dentre outras autoridades.

O governador ressaltou a importância da busca ativa para garantir o diagnóstico e tratamento precoce da covid-19. “Vamos monitorar pessoas infectadas antes que o quadro piore. Equipes são distribuídas nos territórios mais atingidos do estado, o paciente é isolado, monitorado e tratado”, colocou.

Para Jefferson Campelo, a busca ativa é um divisor de águas no combate à pandemia no Piauí. Ele colocou que os atendimentos por meios remotos são aliados no sentido de identificar os sintomas iniciais. “Hoje a telemedicina é uma realidade, isso é possível tanto no setor privado quanto no público, esse programa vai ser um divisor de águas no controle da pandemia”, avaliou.

Florentino Neto enfatizou o esforço que vem sendo feito para conseguir integrar os demais municípios ao programa de busca ativa. “Além desses 141 municípios [que já aderiram], os demais estão sendo chamados, convocados para ingressar, e já temos exemplos exitosos. Acreditamos estar em uma nova fase, por isso o novo lançamento do Busca Ativa, que é uma das ações mais importantes e que mais permite a integração do estado com os municípios”, disse.

Dília Falcão, que coordena o programa, destacou que a busca ativa é a principal arma do estado no enfrentamento ao coronavírus. “Nossa principal arma hoje é a prevenção, é descobrir onde estão os casos positivos, já que na maioria das vezes o que acontece é que encontramos casos assintomáticos”, pontuou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carmelina Moura recomenda que prefeitos cumpram decreto estadual

Covid-19: 89% dos mortos no estado tinham comorbidades, diz Sesapi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.