Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: pelo menos oito cidades do Piauí já reabriram o comércio

Retomaram as atividades comerciais os municípios de Campo Maior, Guaribas, Castelo do Piauí, Picos, Floriano, Paulistana, São João do Piauí e Parnaíba.

Pelo menos oito cidades no Piauí autorizaram a retomada de atividades comerciais durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O comércio foi reaberto nos municípios de Campo Maior, Guaribas, Castelo do Piauí, Picos, Floriano, Paulistana, São João do Piauí e Parnaíba.

Paulistana

Em Paulistana o prefeito Gilberto Melo (PSD) determinou o retorno gradual do comércio no dia 1° de junho. Foram reaberrtas lojas de autopeças, construção civil, óticas e salões de beleza. O decreto municipal permitiu ainda a reabertura de academias, bares e restaurantes desde segunda-feira (8).

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Didiu, Prefeito de PaulistanaDidiu, Prefeito de Paulistana

Castelo do Piauí

Também no dia 1° de junho o prefeito Magno Soares, de Castelo do Piauí, iniciou a reabertura das atividades comerciais. Em São João do Piauí, o comércio também foi liberado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Magno SoaresPrefeito Magno Soares

Picos

Na segunda-feira (8) o comércio foi reaberto em Picos, incluindo óticas, clínicas de estética, lojas de materiais de construção, lojas de autopeças, salões de beleza e lojas de embalagens. Conforme o decreto do prefeito Padre Walmir Lima (PT), salões de beleza só poderão funcionar mediante agendamento prévio.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Padre Walmir LimaPadre Walmir Lima

O comércio poderá funcionar das 8h às 14h e os estabelecimentos devem funcionar em dias alternados, sendo que os que funcionam segundas, quartas e sextas não funcionam terças, quintas e sábados. A Vigilância Sanitária Municipal vai fiscalizar os estabelecimentos comerciais a respeito das medidas de sanitização, higiene e distanciamento social.

Floriano

O prefeito Joel Rodrigues, de Floriano, também anunciou a retomada na segunda-feira (8). O horário de funcionamento dos setores que serão reabertos permanecerá o normal, sem redução. A prefeitura dividiu em três fases a flexibilização e a primeira fase permite a reabertura do comércio varejista, construção civil, indústria de transformação, lojas de shopping, salões de beleza e outros estabelecimentos.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Joel Rodrigues, Prefeito de Floriano Joel Rodrigues, Prefeito de Floriano

Na segunda fase serão reabertas academias de esporte com limitações e retorno a atendimentos de saúde bucal. Na terceira fase será a vez de reabrir bares e restaurantes, praças de alimentação e praças de cinema e shoppings.

Guaribas

Em Guaribas, o prefeito Claudinê Matias determinou na segunda (8) a reabertura de lanchonetes e restaurantes, lojas de autopeças, moto peças, oficinas mecânicas e lava Jatos, lojas de material de construção civil, armarinhos e perfumarias, lojas de confecção, calçados, de tecidos e aviamento, papelarias e lojas de informáticas, lojas de móveis e eletrodomésticos e salão de cabeleireiro e manicure.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Claudinê Matias Maia, Prefeito de GuaribasClaudinê Matias Maia, Prefeito de Guaribas

Campo Maior

A prefeitura do município de Campo Maior, localizado a 83 km da capital, anunciou que vai dar início nesta terça-feira (09) a primeira etapa da flexibilização das atividades econômicas na cidade. De acordo com o decreto divulgado pela Prefeitura de Campo Maior, o protocolo de flexibilização estabelece algumas regras como o uso obrigatório de máscara, controle do fluxo de pessoas nos estabelecimentos, distanciamento mínimo de 2 metros, utilização de álcool em gel e sempre manter as superfícies higienizadas.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito de Campo Maior, professor RibinhaPrefeito de Campo Maior, professor Ribinha

Dentre os estabelecimentos que podem funcionar estão churrascarias, bares, lanchonetes, trailers e congêneres. Aulas da rede pública e privada, eventos esportivos, eventos religiosos, shows e festas seguem proibidos no município.

Parnaíba

No litoral do estado, em Parnaíba, embora não tenha sido anunciado oficialmente o retorno do comércio, as atividades seguem em funcionamento.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Mão Santa  Prefeito Mão Santa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeito Claudinê Maia determina retorno do comércio em Guaribas

Prefeito Padre Walmir inicia reabertura do comércio nesta segunda

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.