Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí registra queda na ocupação de leitos para pacientes com covid-19

“Entre as ações estão a ampliação do número de leitos exclusivos para o atendimento de casos da covid-19, garantindo assim uma maior capacidade de atendimento", disse Wellington Dias.

Os leitos de UTI e leitos de estabilização voltados para o enfrentamento da covid-19 apresentaram redução em suas ocupações, conforme levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nos últimos sete dias. Na segunda-feira (20) os leitos com respiradores, que contabilizam 519, apresentaram uma ocupação de 59,92%, sendo que no dia 14 de julho esse número era de 62,30%.

No dia 14 de julho existiam 303 leitos de UTI ocupados no Piauí, enquanto que 16 dos leitos de estabilização estavam sendo utilizados. Nos números do dia 20 de julho, as UTI registraram 298 leitos sendo utilizados e 13 leitos de estabilização ocupados.

Os dados mostram que na última semana houve uma redução de casos graves que necessitam de leitos para tratamentos de alta complexidade. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que esses números positivos são reflexo das medidas de prevenção que vem sendo adotadas pelo estado para conter o avanço do novo coronavírus.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

“Entre as ações estão a ampliação do número de leitos exclusivos para o atendimento de casos da covid-19, garantindo assim uma maior capacidade de atendimento para os casos que necessitarem de internação, divulgação de orientações para a população, ações como o programa Busca Ativa, entre outras medidas”, elencou Dias.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, assegurou que as ações da Sesapi em conjunto com a população que seguiu as orientações, possibilitam essa redução.

“Esses dados refletem as medidas tomadas no Estado, além das orientações que a população vem seguindo e das melhorias que o estado promoveu em sua rede, temos ainda alguns trabalhos que também foram implementados nesse combate a covid-19, como o programa Busca Ativa. O Busca Ativa nos permitiu, e vem permitindo, conhecer precocemente possíveis casos de pessoas infectadas e com isso promover o isolamento dessas pessoas e daqueles com os quais elas tiveram contatos, gerando um controle da transmissão e assim reduzir o número de casos”, explicou ele.

  • Foto: Divulgação/AscomOcupação de UTI para coronavírusOcupação de UTI para coronavírus

“Além do isolamento adequado, o Busca Ativa também nos leva para a questão do diagnóstico precoce, permitindo assim um acompanhamento mais efetivo, o que impede que casos evoluam para quadros que necessitem de internação”, completou Herlon Guimarães.

Abertura é possível

A biomédica e responsável pelo inquérito epidemiológico do Piauí, Ester Miranda, afirmou que os números mostram que a retomada das atividades econômicas e sociais podem ser realizadas, desde que o processo seja feito de forma gradual e respeitando todas as recomendações sanitárias para conter a disseminação do vírus.

“A estrutura atual da rede está muito boa, mas é importante que todos tenham consciência que caso não sejam seguidas as orientações de isolamento social, distanciamento social e medidas de higiene os números podem voltar a se alterar. A flexibilização precisa ser gradual, impedindo um aumento do número de casos”, explicou Ester Miranda.

  • Foto: Divulgação/AscomLeitos de UTI para covid-19Leitos de UTI para covid-19

Sesapi

O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto (PT), afirmou que os dados mostram o resultado de um trabalho conjunto. “Desde o início da pandemia temos feito, sob o comando do governador Wellington, um esforço concentrado para dotar a rede pública estadual de uma estrutura capaz de receber a todos os piauienses que precisarem de atendimento. Nos últimos quatro meses, o Governo montou mais leitos de UTI e estabilização do que em toda a sua história, garantindo uma rede mais preparada para salvar vidas”, disse o secretário.

“Com o trabalho dos gestores e o apoio da população podemos melhorar ainda mais a situação do nosso estado. Estamos partindo para a reabertura gradual e precisamos que todos continuem respeitando as medidas de higiene e de distanciamento social, para assim o povo piauiense não se coloque em risco, mas possa voltar para suas atividades”, finalizou Florentino.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias anuncia retorno das autoescolas com aulas virtuais

Wellington diz que mais de 90% das cidades do Piauí já aderiram a Busca Ativa

Covid-19: Wellington Dias afirma que taxa de mortalidade está caindo

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.