Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: avião com pacientes de Manaus decola com destino a Teresina

Uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico, fizeram o transporte dos pacientes até o HU.

O avião com os nove pacientes com covid-19 de Manaus que serão internados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) decolou por volta das 10 horas desta sexta-feira (15) e chegou ao Aeroporto Petrônio Portella às 11h40.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico, fizeram o transporte dos pacientes até o Hospital Universitário.

Inicialmente eram esperados 30 pacientes, no entanto, cidades mais próximas se ofereceram para receber esses pacientes, já que o deslocamento de Manaus para Teresina demandaria uma quantidade maior de oxigênio, que está em falta no Amazonas.

Entenda o caso

Nessa quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contato com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informando que enviaria 30 pacientes com covid-19 de Manaus para o HU da UFPI.

O estado do Amazonas vive a segunda onda da covid-19 e os hospitais de Manaus estão à beira do colapso por conta do aumento descontrolado no número de infectados.

Segundo o Albuquerque, já havia sido organizada toda a logística para fazer o transporte dos pacientes do aeroporto até o hospital. "Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes", detalhou o médico.

No entanto, o voo que estava previsto para chegar, inicialmente, às 13 horas foi adiado. Posteriormente, houve mais dois adiamentos por conta da falta de oxigênio para fazer o transporte desses pacientes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.