Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Apenas 9 pacientes serão transferidos de Manaus para Teresina, diz FMS

“Das 30 vagas ofertadas pelo Hospital Universitário, o perfil de pacientes que precisarão vir são apenas 9", afirmou o presidente Gilberto Albuquerque.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, divulgou um vídeo, na manhã desta sexta-feira (15), informando que apenas 9 dos 30 pacientes com covid-19 serão transferidos de Manaus para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) ainda hoje.

Ele explicou que cidades mais próximas se ofereceram para receber esses pacientes, já que o descolamento de Manaus para Teresina demandaria uma quantidade maior de oxigênio, que está em falta no Amazonas.

“Das 30 vagas ofertadas pelo Hospital Universitário, o perfil de pacientes que precisarão vir são apenas 9, nesse primeiro momento, porque outros estados, cidades mais próximas ofereceram também opção de internar esses pacientes”, afirmou.

Segundo o presidente, a decisão de transferir os pacientes para locais mais próximos partiu do Ministério da Saúde. “Como Manaus está com dificuldade muito grande de oxigênio e de Manaus par Teresina é um consumo muito grande, o próprio Ministério da Saúde preferiu encaminhar, prioritariamente, para as cidades mais próximas onde o consumo de oxigênio no deslocamento é menor, no entanto ficaram esses 9 pacientes”, explicou.

“Eles estarão saindo de Manaus agora de manhã e deverão chegar a Teresina por volta do meio-dia”, declarou Albuquerque.

Entenda o caso

Nessa quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contato com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informando que enviaria 30 pacientes com covid-19 de Manaus para o HU da UFPI.

O estado do Amazonas vive a segunda onda da covid-19 e os hospitais de Manaus estão à beira do colapso por conta do aumento descontrolado no número de infectados.

Segundo o Albuquerque, já havia sido organizada toda a logística para fazer o transporte dos pacientes do aeroporto até o hospital. "Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes", detalhou o médico.

No entanto, o voo que estava previsto para chegar, inicialmente, às 13 horas foi adiado. Posteriormente, houve mais dois adiamentos por conta da falta de oxigênio para fazer o transporte desses pacientes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.