Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Médica Amariles Borba é vacinada contra a covid-19

A especialista é uma das profissionais da saúde mais respeitadas do estado e uma das maiores defensoras da vacina.

A médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi uma das seis primeiras pessoas vacinadas contra covid-19 no estado do Piauí, na tarde desta segunda-feira (18). A especialista é uma das profissionais da saúde mais respeitadas do estado, além de uma das maiores defensoras da vacina, e vem coordenando, ao longo dos anos, as campanhas de vacinação na capital.

As primeiras doses da Coronavac chegaram em Teresina na tarde de hoje e foram aplicadas em seis profissionais da saúde durante solenidade na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Em entrevista à imprensa logo após receber o imunizante, Amariles Borba comemorou a chegada da vacina e ressaltou a importância da população tomar o imunizante. “Nós evoluímos, mas precisamos crescer muito mais, a vacina mostra que é a única maneira que temos para nos livrar do coronavírus”, afirmou.

A médica enfatizou que sente que precisa seguir trabalhando na linha de frente das campanhas de vacinação. “O sentimento é de que preciso continuar trabalhando, mostrando para nossa população, que vacinar é preciso. Sou formada há 50 anos, vi muita criança recém-nascida morrer de tétano neonatal, e hoje não se vê mais, graças à vacina, se você não vê pessoas com paralisia infantil é graças à vacina, portanto, a vacina protege, se não temos mais varíola hoje no planeta terra se deve à vacina”, destacou.

A diretora da FMS também celebrou a vitória da ciência, que em tempo recorde conseguiu desenvolver uma vacina contra a covid-19. “A gente vê como a ciência evoluiu, antes, se levava 5, 10, 20 anos, para se ter uma vacina e agora em 10 meses nós temos uma vacina. A ciência é uma escada, a vacina saiu mais rápido porque tem uma química húngara que há 30 anos estuda o RNA mensageiro, quando teve epidemia de zica uns anos atrás, os cientistas se debruçaram para fabricar uma vacina e essa construção não chegou na zica, mas chegou no coronavírus, isso mostra que o conhecimento da ciência não é estagnado, ele anda”, concluiu Amariles.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Amariles Borba é vacinada contra covid-19
Amariles Borba é vacinada contra covid-19

Primeiros imunizados

O Piauí deu início à vacinação contra covid-19 na tarde desta segunda-feira (18). Os primeiros piauienses imunizados, todos profissionais da saúde, receberam a dose da Coronavac em cerimônia na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) em Teresina.

Participaram da solenidade o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Regina Sousa (PT), o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque. O prefeito Dr. Pessoa (MDB) não participou da solenidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.